quinta-feira, 2 de julho de 2009

Divulgado novo edital do Pré-Vestibular da UFSC oferecido pela Secretaria de Estado da Educação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, divulga edital do processo seletivo para o preenchimento de vagas do Pré-Vestibular gratuito oferecido pelas duas instituições. A novidade é que neste segundo semestre de 2009 o curso será oferecido em mais doze municípios catarinenses. As inscrições acontecem até o dia 15 de julho.

Os interessados devem acessar o site http://www.prevestibular.ufsc.br/, ler atentamente o edital, preencher o formulário de inscrição, imprimi-lo e assiná-lo no local indicado. Depois, é necessário enviar o comprovante do requerimento de inscrição e as fotocópias dos documentos exigidos via Correio para a secretaria do Pré-Vestibular da UFSC ou entregá-los pessoalmente na unidade escolhida para frequentar o curso.

As novas unidades vão funcionar em escolas da rede estadual em Araranguá, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Lages, Mafra, Rio do Sul e São Bento do Sul. Assim, o Pré-Vestibular da UFSC oferecido pela Secretaria de Estado da Educação estará presente em 20 cidades, disponibilizando 26 turmas e totalizando mais de duas mil vagas. Podem se inscrever alunos que tenham concluído, ou que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública; que não estejam cursando ou tenham concluído curso superior; e com disponibilidade de frequentar as aulas de 2ª a 6ª feira, nos horários disponibilizados pela unidade do Pré-Vestibular da UFSC escolhida pelo candidato.

A proposta do Pré-Vestibular da UFSC e da Secretaria de Estado da Educação é criar oportunidades para estudantes de escolas públicas ingressarem no ensino superior. Em 2008, o Pré-Vestibular atingiu a importante marca de 35% de aprovação nos processos seletivos da UFSC e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Somando estes resultados com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, a expectativa é por números ainda mais expressivos, transformando o curso no maior projeto de inclusão social, público, gratuito e de qualidade que a Universidade Federal da Santa Catarina disponibiliza.

Segundo a Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Yara Maria Rauh Müller, o número crescente de alunos do curso aprovados nos últimos três anos, pressupõe melhorias constantes nos processos pedagógicos e administrativos do Programa de Inclusão da universidade. “É interessante destacar que o Pré-Vestibular da UFSC é uma ação concreta de possibilidades para se freqüentar universidades públicas, gratuitas e de qualidade”, completa. Para o secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, ficou clara a validade da parceria entre as instituições. “O governo catarinense e o governo federal uniram forças com o objetivo de assegurar aos estudantes da rede estadual uma chance valiosa de conseguir uma vaga no ensino superior. Independente de partidos políticos, esta iniciativa comprova a necessidade de se investir em educação para todos”, comentou. De acordo com o coordenador do curso, Otávio Augusto Auler Rodrigues, “A herança que estamos deixando para a humanidade é a inclusão social pública e de qualidade.”

A lista dos candidatos selecionados será publicado na internet, no site do Pré-Vestibular da UFSC (http://www.prevestibular.ufsc.br/), no site da Secretaria de Estado da Educação (http://www.sed.sc.gov.br/) e afixado nos murais do Hall da Reitoria da UFSC e das escolas onde ocorrerão as aulas do curso, a partir do dia 18 de agosto de 2009. Os candidatos selecionados deverão realizar sua matrícula em data e local a serem divulgados após a publicação do resultado da seleção.

Ascom da Secretaria de Educação de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário