Sala Vip


Bloco Tradicional Os Apaixonados



Em agosto de 2009, durante uma conversa de cinco amigos sobre sonhos, ideais e paixões, nasceu a força da realização de um dos sonhos em comum, a criação de um bloco tradicional. E logo descobriram que cada um caracterizava um pilar para a fundação do bloco.

Mais precisamente no dia 20, no bairro do Cohatrac, fundou-se da força e dos sonhos desses cinco amigos O BLOCO TRADICIONAL OS APAIXONADOS, não haveria nome mais apropriado, pois a energia já vivida por quem conhece essa magia da cultura carnavalesca do maranhão sabe que a paixão é um dos sentimentos que o bloco tradicional tem como consequência.


Após as vitórias das primeiras batalhas para concretizar essa paixão na avenida, O BLOCO TRADICIONAL OS APAIXONADOS definiu seu primeiro tema “GUERREIROS DA PAIXÃO” uma alusão aos primeiros combates enfrentados para realizar a primeira passarela do bloco, que nesse momento, já contava com 88 integrantes, integrantes esses espalhados em cada canto da ilha. Assim em 2010 OS APAIXONADOS inaugurou sua história de paixões.


Dizem que a paixão já nasce grande, e em 2011 sob o brilho da Deusa do Amor, o bloco levou para a passarela o tema “A DEUSA AFRODITE E A GRANDE APOTEOSE DOS APAIXONADOS” com 90 integrantes na passarela, OS APAIXONADOS cantou o amor e a paixão, encantando o público e conquistando em seu segundo ano de passarela o VICE-CAMPEONATO do grupo B, tornando-se assim um bloco tradicional do grupo A em 2012.

Em 2011 além do Vice-campeonato, o BLOCO TRADICIONAL OS APAIXONADOS conquistou também o Troféu Imprensa do Jornal Pequeno de melhor fantasia e outro Troféu imprensa coordenado pelo radialista e produtor cultural José Raimundo Rodrigues sob a visão de 60 profissionais de jornais impressos, emissoras de rádio/TV e agências de publicidade que atuaram no carnaval, considerando o BLOCO TRADICIONAL OS APAIXONADOS o melhor bloco do grupo B e o melhor samba do carnaval maranhense 2011.



Carnaval 2012: Meu presente é de paixão: um louvor a São Luis do Maranhão


O ano de 2012 é de especial relevância para os ludovicenses, pois São Luís completa 400 anos. Assim, entre casarios e o bumba-meu-boi, azulejos portugueses e tambor de crioula de matriz africana, além das tradições influenciadas pelos índios, unimo-nos todos para cantar esta cidade de histórias e encantamentos. São Luís tem em suas ruas e tradições uma poesia ímpar. O Bloco Os Apaixonados, por conta disso, faz-se um presente a fim de louvar essa trajetória singular: render homenagens a seus poetas, a suas músicas, a suas danças, a sua culinária, a seu calor humano, sobretudo, que enriquecem o colorido dessa festa que é cantar a ilha alegremente majestosa.

O presente que damos é, também, um grito para a consciência política e para a sociedade como um todo no sentido de preservar, de cuidar melhor e deixar como presente para as futuras gerações um legado: uma cidade cada vez mais bela, mais hospitaleira, que encanta não só por seu folclore e por seu patrimônio histórico de inestimável grandeza, mas que conquiste a todos pela conservação de seus casarões e pelo amor que sua gente tem a seu patrimônio material e imaterial.

Sinopse

Despidos de soberba, presunção e vaidade, somos os APAIXONADOS, nascemos com orgulho cohatraquiano, daquele espaço de beleza e encanto, um cadinho do céu na terra onde diuturnamente, trabalhando em comunhão, tentamos edificar em honras ao amor seu mais significativo templo. Frutos do amor, como por encanto e sortilégio, fomos condenados ao permanente estado da paixão.

Quando um tal MOMO, um estranho rei, cujo reinado se estabelece anualmente em datas móveis, quase previsíveis, neste momento nosso estado de encantamento se faz, assim como, nos apaixonamos por pessoas, coisas ou acontecimentos e as transformamos em objeto de toda nossa devoção, neste ato, somos levados a um sentimento ou emoção cuja intensidade sobrepõe-se a lucidez e a razão.

Após consultar ao oráculo da paixão, a FADA CERTEZA, com seu enorme poder mágico, comunicou-nos que todo nosso poder, força e disposição para amar neste ano, seriam voltadas para São Luis que comemora 400 anos, dito isto, como por encanto a paixão a todos venceu, ficamos dominados por um afeto intenso e cego, um entusiasmo tão vivo pela cidade, que as palavras se mostraram incapazes de descrevê-lo.

Assim a paixão nos fazendo presentedo som de nosso batuque em louvor fervente, ao vai querer vai querer neste dia a festejar hoje só pra você, ao ver teu presente passar.

Linda e formosa tão jovem e tão senhora de Beleza e dores seculares por todo teu corpo praias e palmeiras ruas e avenidas estreitas vestida de cantarias cintilantes ornada de azul em teus sobrados e aquarela de vitrais nos expiando de seus mirantes, com tua voz que é marulho de inexata paixão,desde a ponta dareia que a sereia em seu canto fez magia tocante de encanto ao coração ecoar dobrando esquinas para se ocultar nos becos onde o suplício vira canto das divindades e o encanto passeia até o Panteon, o som dos amantes de apaixonar artistas poetas e navegantes dos povos de alem mar por sonhos equinociais fez a França te fundar Holanda te invadir e Portugal de paixão se repousar na ilha upaon-açu dos tupinanbas na athenas brasileira dos poetas crisol de culturas e raças.

Hoje Nesta noite momesca de magia e aquarela não quero mas helenas nem colombina pois no chão que faço de passarela não reluz nem ouro nem prata mas reflete a brasa da minha paixão, nesta expressão de sensibilidade e entusiasmo, nesta obra de louvor, neste presente para ti São Luiz do Maranhão ilha do amor.

“Ò minha cidade deixa-me viver, que eu quero aprender tua poesia” mais que isto, quero cantar o teu canto, rir teu riso sem precisar ter choro. Quero amanhecer em especial neste dia para louvar-te com todas as forças de minha alma e a jovialidade de meus dias. Quero te encontrar em cada beco, em cada fonte, em cada esquina, em cada poema de amor. Quero te encontrar para me achar como parte de ti.

Marcelo Brito