sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Concurso de Redação vai promover reflexão entre os estudantes sobre o Senado Federal

“Muito prazer: sou cidadão de uma República chamada Brasil”. Este é o tema do 2o Concurso de Redação, para alunos do ensino médio das escolas da rede pública dos Estados e do Distrito Federal. Promovido pelo Senado Federal, em comemoração aos 120 anos da Proclamação da República no Brasil, o evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed), do MEC e das Secretarias de Estado da Educação do País. Em Santa Catarina, os estudantes têm até 28 de setembro para efetuar sua inscrição na escola. As 36 Gerências Regionais de Educação selecionarão o melhor texto da sua região e enviarão para a Secretaria de Estado da Educação até 15 de outubro. A solenidade de premiação ocorrerá no dia 19 de outubro, no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.

As discussões, que antecedem a elaboração das redações, são subsidiadas por com publicações do Senado, que integram os kits que estão sendo distribuídos às escolas. Além das publicações constam dos kits folha oficial da instituição promotora para a transcrição da redação, manual do candidato e regulamento, publicados no site http://www.sed.sc.gov.br/. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas, ser manuscrita pelo aluno inscrito ao prêmio, com caneta esferográfica azul ou preta.

O objetivo geral do concurso é estimular os estudantes dos dois últimos anos do ensino médio da rede pública, com idades entre 16 e 19 anos, a reflexão sobre a organização política do Estado Brasileiro, República desde 1889. Também busca promover o debate sobre a responsabilidade de cada indivíduo no exercício da cidadania, em suas múltiplas formas, no cotidiano.
Ascom da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário