A pedido de Raimundo Assub e do deputado Edson Araujo, o senador João Alberto conseguiu uma audiência com a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, para solicitar a publicação de uma portaria que liberasse o seguro defeso para 62.800 pescadores de 24 municípios maranhenses, que não recebem os quatro salário do seguro defeso, no Maranhão.
Na luta pela liberação do seguro defeso, estavam, principalmente, o deputado Edson Araujo, o presidente interino da Federação das Colônias de Pescadores do Maranhão, Francisco Oliveira, o Chicão, e o presidente da Colônia de Pescadores de Raposa, Pierre Oliveira. Apoiando a luta, também, estão Edberto Oliveira e o jornalista Udes Filho.
Todos eles, além do apoio do senador João Alberto, contaram com a solidariedade dos deputados federais Sarney Filho e Alberto Filho, bem como com a contribuição do deputado estadual Roberto Costa.
A ministra Isabella Teixeira garantiu que vai liberar o seguro–defeso reivindicado por Edson Araujo e Raimundo Assub.
Com a liberação do seguro-defeso, cerca de 5.000 pescadores de Raposa poderão ser beneficiados.
Seguro Defeso nos próximos dias
A ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, prometeu ao deputado Edson Araujo e a Raimundo Assub que o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sergio, vai liberar, nas próximas horas, o seguro defeso para os pescadores da Raposa e para os pescadores de outros 23 municípios.
Na mesma hora em que recebeu o pedido de liberação do seguro-defeso, a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, promoveu uma reunião, da qual participaram o senador João Alberto, Raimundo Assub, o deputado Edson Araujo, o deputado federal Alberto Filho, o presidente interino da Federação das Colônias de Pescadores do Maranhão, Francisco Oliveira, o Chicão, o presidente da Colônia de Pescadores de Raposa, Pierre Oliveira e o ex-vereador Arimatea Viegas.
Tiveram participação na reunião, ainda, o secretário da ministra do Meio Ambiente, Bráulio Ferreira de Souza Dias, e o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, Curt Frennepohl, além de outros assessores do Ministério.
Foi assim que os pescadores da Raposa e de mais 23 municípios maranhenses conquistaram o direito ao seguro defeso, que é o pagamento de 4 ( quatro) meses de salário, todos os anos. No início da reunião, as autoridades do Ministério da Pesca uqriam liberar somente um mês de seguro-defeso, por ano. Entretanto, os argumentos de Raimundo Assub venceram e foi aumentado o pagamento, que deverá ocorrer ate o final deste ano.
Redação do Jornal Quarto Poder
Em pesquisa com a comunidade de pescadores da raposa, foi constatado que os mesmos só estão recebendo 2, dos 4 salários a que tem direito.
ResponderExcluir