quarta-feira, 16 de março de 2011

Intrusos no Samba

Vou falar de uma coisa que já vem me incomodando a algum tempo nos desfiles dos blocos tradicionais e que para muitos é inovação, para outros é apenas uma forma de compensar aqueles que não puderam desfilar fantasiados, para outros é uma forma de complementar os seus desfiles para engrandecer o tema. São os tais grupos na frente dos blocos, que vou chamar aqui de “Comissão de Frente” e os grupos de apoio.

Não dá mais pra ver e já estão enjoados os casaizinhos de terno e vestido longo dançando valsa quando comemoram 15 anos, personagens circenses, meninas vestidas de jardineiras, alas de colombinas e outros personagens. Chega de Comissões de Frente, bloco tradicional não é isso.

O máximo que é aceitável e deve ser permitido são alegorias de mão. Quem não se lembra dos Foliões no ano do Guerreiro que levaram tochas e escudos, Os Brasinhas vestidos de Mosqueteiro de capa e espada e os Trapalhões com Os seus Cavaleiros Templários de espadas e escudos, para citar alguns. Como ficou bonito e o tema permitia, não vai demorar muito vamos encontrar blocos na passarela com tripés e carros alegóricos na ânsia de conquistar os jurados e o público, já vi até bloco levando para avenida duas fantasias, a bateria com uma e os balizas com outra, parecia nossos blocos organizados (Charangas), não dá mais para suportar.

Outra coisa que está descaracterizando a muito tempo os desfiles dos blocos tradicionais são os tais grupos de apoio que já deveriam ser abolidos. Apóiam o que? Os caras passam desfilando no meio do bloco, atrapalhando a sua evolução, isso quando não ficam perfilados numa corrente humana amarrando o desfile. Ah! Não posso esquecer-me das tais fumaças coloridas que encobrem os blocos numa nuvem de fumaça, atrapalhando o seu visual e deixam um mau cheiro na passarela.

A Comissão de Carnaval deve repensar o regulamento do desfile chega desses elementos estranhos quem quiser passar pelos blocos vista sua fantasia, pois o espetáculo que o público quer ver na passarela é o bloco completo com a sua belíssima fantasia, o saltitar das suas balizas, o ritmo forte dos seus contratempos e escutar a melodia dos seus sambas-tema.

Por Henrique Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário