quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Brasil e Reino Unido trocam informações sobre resíduos

Uma comissão brasileira composta por técnicos do Ministério do Meio Ambiente esteve em Londres, para a troca de informações sobre políticas de consumo e produção sustentável. Durante a visita de cinco dias, representantes dos dois países trocaram informações sobre política de desenvolvimento sustentável dos dois países; eficiência energética e estratégias para a gestão de resíduos sólidos.

A visita faz parte da proposta de abertura de diálogo entre Reino Unido e Brasil para troca de informações relevantes para o desenvolvimento e implantação de políticas e programas. A conversação bilateral envolveu temas como consumo sustentável; mudanças de comportamento e consumo sustentável; ciclo de vida dos produtos; gestão de resíduos com vistas à reciclagem e aproveitamento energético e simbiose de resíduos ambientais.

A analista Ambiental Thaís de Britto, representante da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) no encontro, disse que a visita a Londres foi importante para a divulgação da Política de Resíduos Sólidos que está sendo adotada no Brasil. Segundo ela, o intercâmbio permitirá aos técnicos do MMA acesso a informações de extrema necessidade para o desenvolvimento de programas de interesse da SRHU.

Técnicos da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) apresentaram aos ingleses o programa A3P e a campanha Saco é um Saco, implantados no Brasil como incentivo para a reciclagem e a redução do uso de sacolas plásticas. Aos brasileiros foi apresentado o programa consumo sustentável, a mudança comportamental dos consumidores e o projeto de escolas sustentáveis.

Com relação à gestão de resíduos sólidos, foi mostrada aos representes do MMA a estratégia do Reino Unido e a atuação da agência ambiental na regulação em resíduos. A SRHU fez uma apresentação sobre o panorama da gestão de resíduos no País, os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e os programas e projetos que estão em implantação, principalmente o incentivo à elaboração de planos estaduais de regionalização para prestação de serviços de resíduos sólidos.

Thaís de Britto informou que o próximo passo do intercâmbio entre os dois países será um projeto de capacitação de técnicos brasileiros para a área de desenvolvimento sustentável.
Ascom do Ministério do Meio Ambiente


Nenhum comentário:

Postar um comentário