quinta-feira, 4 de junho de 2009

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional recebe o francês Nicolas Stavy

Depois de um mês em turnê na Alemanha, o maestro titular Ira Levin estará novamente à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS). O concerto será nesta terça-feira (9), na sala Villa-Lobos e contará com a participação do solista francês Nicolas Stavy. Excepcionalmente neste dia, o horário está marcado para às 20h30.

A apresentação desta terça faz parte da programação do ‘Ano da França no Brasil’, e terá no programa, composições de Vicent D’indy e Maurice Ravel, no primeiro ato, e César Franck após o intervalo. O solista Nicolas Stavy fará uma participação ainda na primeira parte do espetáculo. Com o apoio da Embaixada da França, solistas e maestros franceses terão a participação garantida nos concertos da OSTNCS durante todo o ano.

Nicolas Stavy fez seus estudos no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, na classe de Gérard Frémy, onde obteve, em 1997, os primeiros lugares em piano e música de câmara. Efetuou, em seguida, o ‘ciclo de virtuosismo’ do Conservatório de Genebra, na classe de Domonique Merlet, e obteve o primeiro lugar com distinção. Ganhou, em 2000, o Prêmio Especial da Société Chopin de Genebra, no Concurso Internacional Chopin em Varsóvia, e em 2001, o segundo lugar no Concurso Internacional de Genebra. Em 2002, recebeu o quarto lugar no Concurso Internacional Gina Bachauer, nos Estados Unidos, bem como o segundo lugar no Young Concert Artists, de Nova Iorque.

O solista apresentou-se em recital, música de câmara e com orquestra na América do Norte, na África e nos principais países da Europa, principalmente nos Klavier Ruhr Festival, Teatro de Poissy, Festivais Chopin e com a Orquestra da Suíça Românica. Participou de programas de televisão e rádio e tomou parte em um concerto em homenagem a Henri Dutilleux, que contou com a presença do compositor (1998). Nicolas Stavy gravou um CD dedicado a Frédéric Chopin, lançado pelo selo Paraty e distibuído pela IntegralClassic desde outubro passado. Este disco ganhou classificações importantes: R9, 4 Estrelas e 4 Diapasons, nas revistas mensais Clássica, Le Monde de la Musique e Diapason, respectivamente.

O concerto da Orquestra Sinfônica será nesta terça, 09 de junho, às 20h30, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. A entrada é franca mediante retirada de ingressos na bilheteria, até o limite de lotação da sala.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura do Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário