quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Inscrições para o Programa Jovens Embaixadores vão até 19 de agosto

A Secretaria de Estado da Educação e o Centro Cultural Brasil/Estados Unidos de Joinville - CCBEU, em parceria com a Embaixada Americana no Brasil, informam que os estudantes da rede pública têm até o dia 19 de agosto para se inscreverem na 6a edição do Programa Jovens Embaixadores 2010. Os finalistas de todo o País participarão de um intercâmbio cultural, durante 21 dias, em janeiro de 2010, nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (12) a embaixada do Estados Unidos promoverá um “chat” na internet para tirar dúvidas sobre o Programa, às 15 horas, por meio do “link’: http://webchat.embaixada-americana.org.br/.

Para se candidatar, o aluno deve estar cursando o ensino médio na rede pública, ter entre 15 e 18 anos, não ter viajado ao Exterior, possuir fluência verbal e escrita em Inglês, ter bom desempenho escolar, possuir bom relacionamento na comunidade e estar engajado em atividades de voluntariado, de cunho social, há pelo menos 1 ano. Os interessados devem procurar o seu professor de inglês ou uma instituição parceira da embaixada dos EUA para efetuar a inscrição. A lista completa com nomes, endereços e telefones de contato das instituições está disponível no site http://www.embaixada-americana.org.br/ya-index.php .

Criado no Brasil, em 2002 e, implantado em outros países da América Latina em 2006, o Programa obteve excelentes resultados. Tanto que a partir desse ano, os Estados Unidos assumirão a coordenação e parte do financiamento que passará a oferecer três semanas, ao invés de duas, de intercâmbio cultural a jovens entre 15 e 18 anos, estudantes da rede pública. Seu objetivo é propiciar aos jovens de escolas públicas, engajados em projetos sociais, a oportunidade de conhecer outras culturas, por meio da participação de intercâmbio cultural.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria da Educação, CCBEU e Embaixada dos Estados Unidos, contando com a colaboração de diversas instituições, que atuam fazendo a pré-seleção dos candidatos. A diretora de Assistência ao Estudante Educando da Secretaria, Rogéria Diegoli, ressalta que “a grande finalidade é conscientizar os jovens sobre a importância do trabalho voluntário e o aprendizado da Língua Inglesa”.

Jornalista: Suely de Aguiar (48 - 3221-6163)
Fontes: Rogéria Diégoli (48-3221-6297) e Elisabete Correa: (48 – 3221-6165)

Nenhum comentário:

Postar um comentário