quarta-feira, 12 de agosto de 2009

MMA realiza curso de licenciamento ambiental na área de aterro sanitário

As aulas terão início no dia 17 de agosto, com duração de quatro meses

O Ministério do Meio Ambiente realiza a partir do dia 17 de agosto o Curso de Licenciamento Ambiental (LiA 2009), com foco nas áreas de aterros sanitários e estações de tratamento de esgotos. O curso terá duração de quatro meses, com encerramento previsto para o dia 15 de novembro.

O Curso LiA 2009 será realizado na modalidade semipresencial e contará com a participação de 16 estados (AC, AP, CE, ES, GO, MT, PA, PB, PE, RJ, RN, RO, SC, SP, SE, TO). Estão inscritos 1.182 alunos, distribuídos em 397 municípios. Na semana de 17 a 21 de agosto, cada um dos estados realizará o primeiro encontro presencial em que estarão reunidos alunos, professores e os coordenadores do Curso LiA2009. Nesse encontro serão apresentadas as diretrizes gerais do curso, bem como o treinamento dos alunos na plataforma de ensino a distância Moodle (software livre usado em Educação a Distância).

O curso tem três características da nova gestão preconizada pelo MMA: opera mediante parcerias internas, com recursos humanos e custos partilhados; articulação com os estados não se dá mediante convênio, mas por meio de termos de adesão onde as responsabilidades são fixadas previamente; explora a ferramenta contemporânea da EaD (educação a distância) para abranger o máximo de participantes, em diferentes localidades. Com isso o Departamento de Coordenação do Sisnama (DSIS) está difundindo duas prioridades do Ministério: o compartilhamento da gestão ambiental e a melhoria do licenciamento ambiental.

A promoção do curso é do Departamento de Coordenação do Sisnama (DSIS), por meio do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais, do MMA.

Ascom do Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário