Discutir e orientar a metodologia do ensino intercultural e bilíngue nas escolas de educação escolar indígena de Santa Catarina. Este é o objetivo do Curso de Formação Continuada para Professores Indígenas, que acontecerá de 25 a 29 de abril, em São Carlos (oeste catarinense). Um total de 143 professores que atuam nas séries iniciais de 35 escolas das etnias Guarani, Kaingáng e Xokleng estarão participando do evento, no Hotel Pratas Termas, localizado na Rodovia SC, Km 142.
Para a Diretora da Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (SED), Gilda Mara Marcondes Penha, “entre os desafios dessa formação, estão a necessidade de atenção às especificidades e interesses de cada povo indígena das três etnias, em relação ao ensino escolarizado e à discussão da prática pedagógica, currículo específico e etnomatemática”.
Ministram a formação os professores José Manoel Decon, Clovis Antônio Brighenti, Sandor Fernando Bringmann e Carina Santos de Almeida, todos especialistas em Educação Escolar Indígena. A gerente do Ensino Fundamental da SED, Júlia Siqueira da Rocha, ressalta: “optamos por docentes que visam ao fortalecimento da identidade étnica, recuperação e vitalização das memórias históricas, valorização das línguas e o reconhecimento dos saberes empíricos e científicos dos povos indígenas que vivem no Estado de Santa Catarina”.
O Curso é promovido pela Secretaria, em parceria com o Ministério da Educação e Funai. Estão envolvidas diretamente no evento as diretorias de Desenvolvimento Humano, por meio da Gerência de Capacitação e Avaliação Funcional, e a de Educação Básica e Profissional, por meio da Gerência de Ensino Fundamental, e sete Gereds.
Por Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina
Nenhum comentário:
Postar um comentário