sábado, 23 de abril de 2011

Curso reúne mais de 140 professores indígenas

Discutir e orientar a metodologia do ensino intercultural e bilíngue nas escolas de educação escolar indígena de Santa Catarina. Este é o objetivo do Curso de Formação Continuada para Professores Indígenas, que acontecerá de 25 a 29 de abril, em São Carlos (oeste catarinense). Um total de 143 professores que atuam nas séries iniciais de 35 escolas das etnias Guarani, Kaingáng e Xokleng estarão participando do evento, no Hotel Pratas Termas, localizado na Rodovia SC, Km 142.

Além dos professores, também estarão presentes sete representantes do Núcleo de Educação Escolar Indígena das Gerências Regionais de Chapecó, Xanxerê, Ibirama, Laguna, Brusque, Joinville e Florianópolis, totalizando 150 participantes. Também vai estar presente um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Para a Diretora da Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (SED), Gilda Mara Marcondes Penha, “entre os desafios dessa formação, estão a necessidade de atenção às especificidades e interesses de cada povo indígena das três etnias, em relação ao ensino escolarizado e à discussão da prática pedagógica, currículo específico e etnomatemática”.

Ministram a formação os professores José Manoel Decon, Clovis Antônio Brighenti, Sandor Fernando Bringmann e Carina Santos de Almeida, todos especialistas em Educação Escolar Indígena. A gerente do Ensino Fundamental da SED, Júlia Siqueira da Rocha, ressalta: “optamos por docentes que visam ao fortalecimento da identidade étnica, recuperação e vitalização das memórias históricas, valorização das línguas e o reconhecimento dos saberes empíricos e científicos dos povos indígenas que vivem no Estado de Santa Catarina”.

O Curso é promovido pela Secretaria, em parceria com o Ministério da Educação e Funai. Estão envolvidas diretamente no evento as diretorias de Desenvolvimento Humano, por meio da Gerência de Capacitação e Avaliação Funcional, e a de Educação Básica e Profissional, por meio da Gerência de Ensino Fundamental, e sete Gereds.

Por Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário