terça-feira, 30 de junho de 2009

De Volta ao Teatro Nacional

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) receberá nesta terça-feira (30), às 20h, a maestrina Elena Herrera, que sobe novamente ao palco da sala Villa-Lobos depois de ter sido diretora artística do Teatro Nacional por dois anos. Além dela, o solista Fábio Zanon. No repertório, composições de Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Jules Massenet e Georges Bizet.

Natural de Cabaigan, em Cuba, a maestrina deve à sua mãe sua iniciação musical, aos 4 anos de idade. Aos 18 anos, estudante de Filosofia e Letras na Universidade de Cuba, resolveu dedicar-se exclusivamente à música. Em 1970 já lecionava História da Música na Escola Nacional de Arte de Cuba. Em 1972, formou-se em piano e, em 1978 iniciou seus estudos de regência com Olaf Kock, Jorge Lopez Marín e Manuel Cuzán. Sua carreira como regente começou em 1980 à frente da Orquestra Sinfônica de Matanzas. Foi diretora artística e regente-titular da Ópera de Cuba, e dirigiu montagens na Polônia e Espanha. Está radicada no Brasil desde 1996, quando assumiu a direção artística do Teatro Nacional Claudio Santoro, exercendo-a até 1998.

Além de Elena, uma das figuras dominantes no cenário internacional de violão clássico, como solista ou camerista, Fábio Zanon, que tem se apresentado por toda a Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália e Oriente Médio, e é convidado regular de teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall em Londres, Carnegie Recital Hall em Nova York, Sala Verdi em Milão, Musikhalle em Hamburgo, Ateneo em Madri, KKR em Lucerna e todos os maiores teatros do Brasil.

Venceu por unanimidade dois dos maiores concursos internacionais: o 30° Concurso "Francisco Tarrega" na Espanha e o 14° Concurso da Fundação Americana de Violão (GFA) nos EUA. A essas vitórias seguiu-se uma turnê de 56 concertos nos EUA e Canadá e o lançamento de seus primeiros CDs.

Sua gravação da obra completa de Villa-Lobos, pelo selo americano Music Masters, é considerada uma referência e o CD Guitar Recital / Naxos, foi escolhido pela revista Gramophone como o melhor de 1998: “Técnica fluente, grande beleza e variedade de som, resposta emocional finamente controlada, sensibilidade estilística”.

Desde 2008 é professor visitante da Royal Academy of Music de Londres.

Programe-se: Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Terça-Feira (30), às 20h, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Regência: Helena Herrera. Solista: Fábio Zanon. Entrada franca mediante retirada de ingressos na bilheteria, até o limite de lotação da sala. Classificação indicativa: 12 anos. Informações: 3325-6232.

Ascom Secretaria de Cultura do Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário