segunda-feira, 29 de junho de 2009

Comissão discute projeto Fogo Zero na Amazônia

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realiza audiência pública nesta terça-feira (30) para discutir o projeto Fogo Zero na Amazônia, elaborado por pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental. O debate foi proposto pelo deputado Fernando Melo (PT-AC).

O projeto recomenda o manejo de capoeira, como alternativa ao uso de fogo no campo. A técnica, já adotada por cerca de 100 famílias da Amazônia, consiste no corte, no trituramento e no reaproveitamento da mata verde de forma manual. O método permite que as famílias façam dois cultivos sucessivos na mesma área em vez de um só, pois não precisaram mais deixar o solo se recuperando da queimada, além da terra poder ser preparada em qualquer época do ano.

Ação civil pública

Fernando Melo lembra que os ministérios públicos federal e estadual entraram na Justiça Federal com uma ação civil pública para que a expedição de autorizações para queima de florestas e pastagens no Acre seja extinta a partir de 2011.O deputado explica que setores governo estadual, prefeitos de alguns municípios e produtores rurais da região ainda resistem em substituir as queimadas. Ele argumenta que, apesar das propostas e ações para reduzir a prática, a prática tem aumentado na região, com prejuízos para o meio ambiente, para a segurança do tráfego rodoviário e aéreo e para a saúde da população.

Foram convidados para o debate a diretora-executiva e Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Tatiana Deane de Abreu Sá; e o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Osvaldo Ryohei Kato.

A audiência está marcada para as 14 horas. O local ainda não foi definido.

Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário