As propostas passam agora a fazer parte das cinco emendas da CMADS que serão encaminhadas a LDO 2010. Se aprovadas, essas emendas viabilizarão uma suplementação orçamentária e os programas serão priorizados no orçamento do próximo ano. O Plano Plurianual (PPA) prevê para 2010 recursos na ordem de R$ 71 milhões para realização dessas ações.
"Isso vai melhorar o controle da gestão ambiental no País, tanto com um instrumento de gestão que é o Zoneamento Ecológico Econômico, como também na proteção da biodiversidade nas unidades conservação, no desenvolvimento econômico e o sistema de área protegido do Bioma Caatinga" defendeu Sarney Filho.
A emenda do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) aumenta substancialmente em 1.625.828 km² de área mapeada. O ZEE é considerado instumento importante na gestão do território da Política Nacional do Meio Ambiente porque estabelece diretrizes para proteção ambiental e a distribuição espacial das atividades.
Já a proposta da criação e preservação de Áreas de Proteção Ambiental (APA’S) visa implantar estruturas e projetos de apoio ao turismo nos parques, permitindo melhora na qualidade da visitação, além de refletir no aumento de visitantes com impacto positivo na economia das regiões. Além dos parques a ação também vai ampliar o sistema de áreas protegidas do Bioma Caatinga.
Assessoria de Imprensa da Liderança do Partido Verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário