quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Encontro em Betim (MG) discute Programa de Revitalização do Rio São Francisco

Representantes de comitês de bacias e parceiros institucionais do Programa de Revitalização do Rio São Francisco estarão reunidos entre os dias 26 e 28 de agosto em Betim (MG).

O encontro servirá para a apresentação de experiências dentro do aspecto hidroambiental que servirão de elementos para a revisão do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco.

Os participantes vão também avaliar o atual programa e traçar um paralelo com o Plano de Bacia e a realidade vivenciada na mesma; propor um novo arranjo institucional para o programa de revitalização; estabelecer prioridades temáticas e geográficas, além de identificar ações que estão sendo realizadas na bacia para sua recuperação hidroambiental.

O evento pretende reunir cerca de 120 pessoas. Além dos representantes dos comitês de bacia, participam do encontro representantes da Casa Civil, do Ministério da Integração Nacional, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Agência Nacional de Águas (ANA), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do ICMBio, ministérios da Cultura e das Cidades, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), universidades, prefeituras, federação das indústrias, dos pescadores, comunidades indígenas e associação de quilombolas.
Na abertura do encontro (26/08), o pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre/ Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), José Antônio Marengo Orsini, fará a palestra: Efeito das Mudanças Climáticas na Bacia do Rio São Francisco.

Na manhã do dia 27/08, Pedro Bertone Ataíde, da Casa Civil, apresenta as ações de revitalização na bacia hidrográfica do rio São Francisco. No período da tarde será feita a apresentação das câmaras consultivas regionais. No mesmo dia começa o trabalho em grupo sob o tema "Construindo um novo rio".

Dia 28, acontece a plenária - Consolidando a participação de todos os atores na revitalização de um rio - ; em seguida será feita a apresentação das propostas de cada grupo de trabalho. A reunião se encerra com a discussão da proposta final de revisão do Plano Decenal de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco 2004/2013.
Ascom do Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário