terça-feira, 1 de setembro de 2009

Parceria garante preservação da área de visitação do Jardim Botânico do Rio

Parceria entre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a mineradora Vale do Rio Doce vai investir R$ 2 milhões nos próximos dois anos na preservação do Arboreto - área de visitação de 57 hectares, que abriga a coleção viva do Jardim. No evento de celebração da parceria, realizado no domingo (30/8), no Teatro Tom Jobim do JBRJ, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, destacou a importância desse trabalho, "porque é um suporte voluntário da Vale, que vem apoiando iniciativas em projetos ambientais não só no Jardim Botânico, mas também de reflorestamento nas margens do Rio Guandu e de contribuição no Parque Estadual da Ilha Grande".

Na solenidade, o presidente do Instituto de Pesquisas do JBRJ, Liszt Vieira, ressaltou que "o apoio da Vale é um símbolo importante do seu compromisso com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável".

Para comemorar o convênio, o ministro Minc, o presidente do Instituto Jardim Botânico e o diretor-executivo de Logística, Gestão de Projetos e Sustentabilidade da Vale, Eduardo Bartolomeo, plantaram duas mudas de espécie recém-descoberta de leguminosa, coletada por pesquisador do JBRJ, Haroldo Lima, em um novo canteiro do Arboreto, dedicado a espécies raras ou em extinção nativas da Mata Atlântica.

Os visitantes do Jardim Botânico ainda puderam assistir gratuitamente ao concerto da Camerata Vale Música, com regência do maestro Marcelo Bratke, apresentando o espetáculo musical Nazareth - Brasileirinho. Os integrantes da Camerata fazem parte do projeto de inclusão social a partir da música, desenvolvido pela Vale no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Pará.
Além do concerto, foram distribuídas sementes de macanaíba pele de sapo, uma espécie típica da Mata Atlântica produzida na Reserva Natural Vale em Linhares (ES)

O Arboreto - Composto por aproximadamente nove mil espécimes vegetais que representam ecossistemas brasileiros e de outros países, a área de visitação do Jardim Botânico do Rio ainda conta com uma vasta área remanescente da Mata Atlântica, ao pé do Morro do Corcovado. Ao todo, são quase duzentos canteiros de coleções de plantas, quatro lagos, cerca de 1.500 espécies cultivadas nas estufas do Orquidário, Bromeliário, Insetívoras e Cactário, além de seis jardins temáticos: roseiral, medicinal, sensorial, bíblico, japonês e beija-flores.

Ascom do Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário