terça-feira, 11 de outubro de 2011

DF têm opções para o Dia das Crianças

GDF promove diversos eventos gratuitos nesta terça-feira – Dia das Crianças. Há opções no Zoo, em Ceilândia e no Paranoá, entre outras localidades. A Feira do Livro também preparou programação especial para os pequenos

"Todas as crianças, independente de raça, credo, cor ou sexo têm direito a receber afeto, amor, compreensão, alimentação, cuidados com a saúde e educação gratuita; além de serem protegidas contra qualquer tipo de exploração.

"Declaração dos Direitos das Crianças

O dia 12 de outubro é sempre muito aguardado pelas crianças. É que nesta data costumam ganhar presentes e a atenção especial dos pais. Para deixar esse dia mais feliz, o Governo do Distrito Federal (GDF) promove atividades gratuitas em diversas cidades e até um esquema especial de transporte foi montado para terça-feira, com reforço nas linhas de ônibus, pelo Transporte Urbano do DF (DFTrans).

Zoo

O Zoológico de Brasília promove entre o dia 12 e o dia 16 – em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – uma festa voltada para a acessibilidade das crianças deficientes. No roteiro estão previstas apresentações culturais, inclusive teatro, brincadeiras, mágicas, jogos educacionais e pintura de rosto, a partir das 9h. Na área central do Zoo será montada uma estrutura especial para atender às crianças com deficiência. No local, computadores adaptados estarão disponíveis para serem utilizados por todas as crianças.

Ceilândia
Ainda na terça-feira, Ceilândia realiza atividades durante todo o dia, na praça ao lado da Administração Regional. Haverá passeio ciclístico, corrida de revezamento, festival de pipas, jogos, brincadeiras, oficina de malabares, cama elástica, tênis de mesa, futebol, apresentações de teatro, dupla sertaneja infantil e shows com várias bandas locais. O encerramento fica por conta da dupla sertaneja Jorge e Matheus. Ou seja, é diversão não só para as crianças, mas para toda a família.

Paranoá

Também no dia 12, no Paranoá, ao lado da Administração Regional, será realizada uma festa dedicada especialmente aos pequenos. Estão previstas muitas brincadeiras e atrações musicais, além de distribuição de pipoca, algodão doce e cachorro-quente. As atividades acontecem a partir das 14h.
   
Escolinha de Trânsito
Com o objetivo de divertir e, ao mesmo tempo, conscientizar as crianças desde cedo para a importância de obedecer as leis de trânsito, o Departamento de Trânsito do DF (Detran) montou uma cidade do trânsito, na 906 Sul. De quarta-feira (13) a sábado (16), em um ambiente cenográfico, as crianças poderão experimentar a simulação de situações cotidianas do trânsito, como a interação com automóveis, pedestres, ciclistas e passageiros. Quem quiser participar é só ir até a Diretoria de Educação – Escolinha de Trânsito do Detran.
    
Feira do Livro
No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – ExpoBrasília – a Secretaria de Cultura realiza uma programação que vai até domingo (17). Há diversas atividades dirigidas às crianças e à comemoração de seu dia. As escolas interessadas podem, ainda, agendar visitas guiadas, quando as crianças poderão assistir apresentações teatrais e participar de rodas dedicadas à leitura de contos, entre outras atrações.

Transporte reforçado

Além de homenagear as crianças, o 12 de outubro é dedicado a comemorar o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Pensando nisso, o Transporte Urbano do DF (DFTrans) preparou um esquema de transporte especial para o feriado de terça-feira. Haverá reforço nas linhas de ônibus que vão para a Rodoviária do Plano Piloto, de acordo com a demanda, das 13h às 22h. As demais linhas vão operar com tabelas de horários de feriado. A linha especial 108.2 – Rodoviária do Plano Piloto/Catedral será ativada, também das 13h às 22h, para atender idosos, deficientes e pessoas enfermas, que poderão viajar de graça.

Entre as 7h e as 20h do dia 12, duas faixas serão interditadas nas vias S-1 e N-1, na Esplanada dos Ministérios. A via S-1 será fechada, às 18h, na altura da Catedral, e o trânsito será desviado para a L2 Sul em razão da solenidade em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

Ana Maria Pena – Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário