segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Audiência discutirá ações preparatórias para a Copa e Olimpiadas no Brasil

A Comissão de Turismo e Desporto realiza audiência pública na quarta-feira (26) para avaliar ações para a qualificação da mão-de-obra e melhoria da infraestrutura na área de turismo para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O debate foi proposto pelos deputados André Figueiredo (PDT-CE) e Domingos Neto (PSB-CE).

Figueiredo lembra que faltam menos de três anos para a Copa e é urgente que se priorizem ações para preparar o setor turístico para esse dois eventos, especialmente a qualificação de mão-de-obra. 
 
“Estima-se que cerca de 306 mil profissionais serão absorvidos pelo evento na áreas de hospedagem, alimentação, recepção, segurança e serviços em geral. A qualificação profissional será fundamental não apenas para garantir o bom andamento do evento mas também consolidar a imagem do país como destino turístico”.

Ele lembra que já há ações em andamento promovidas pelos ministérios do Trabalho e do Turismo, em parcerias com prefeituras e entidades. O importante, segundo ele, é avaliar o impacto dessas ações e a necessidade de complementá-las.

Infraestrutura - Já Domingos Neto ressalta a importância de investimento na melhoria da infraestrutura turística. “A todo momento surgem notícias de atrasos nas obras dos estádios, críticas com relação aos serviços de segurança pública e à quantidade de leitos hoteleiros que, de acordo com a Fifa e o Comitê Olímpico Internacional (COI), não serão suficientes para os dois eventos”.


Outra preocupação de Domingos Neto é o aproveitamento dessa expansão da infraestrutura turística depois da Copa e das Olimpíadas. “Uma das obrigações de quem trabalha com turismo é pensar no que faremos para aproveitar as estruturas deixadas após a realização dos eventos esportivos no Brasil. Uma solução seria investir, ainda mais, no turismo de eventos”. Ele acredita que o Legislativo e a entidades do setor podem apresentar alternativas e auxiliar o governo na definição de ações futuras.

Convidados

  • o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Enrico Fermi Torquato;
  • o presidente da Associação Brasileira de Bares e Rstaurantes, Paulo Solmucci Júnior;
  • o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens, Carlos Alberto Amorim Ferreira;
  • o presidente da Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo, Tânia Omena;
  • o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Hélcio Estrella;
  • o presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureaux, Colombo Cialdini;
  • o vice-presidente de Promoções e Eventos da Federação Cearense de Convention & Visitors Bureaux, Régis Nogueira de Medeiros;
  • o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Domingos Leonelli; e
  • o diretor geral do Senac, Sydney Cunha.
A audiência está marcada para as 14h30 no plenário 5.

Da Redação/PCS da Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário