quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Prêmios "Mestre Armojo do Folclore Capixaba" e "Renato Pacheco".

A Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo realiza às 11 horas desta quinta-feira (03) uma cerimônia para conceder o título de "Mestre da Cultura Popular do Estado do Espírito Santo" aos contemplados com o prêmio "Mestre Armojo do Folclore Capixaba". O evento, que acontece no estacionamento do órgão, na Enseada do Suá, em Vitória, é uma homenagem a dez pessoas que atuam na defesa e manutenção da cultura popular no Estado.

São esperados aproximadamente 100 convidados envolvidos diretamente com o folclore capixaba. A cerimônia contará com uma apresentação da Banda de Congo Tambor de Índio, de São Benedito Caieiras Velhas, de Aracruz. Foi escolhida por ter o mestre mais antigo, que é Alexandre Sizenando, de 94 anos.

Cada um dos 10 mestres premiados também receberá R$ 10 mil, valor que será depositado na conta corrente dos contemplados que são: Alcides Guedes; Alexandre Sizenando; Anízio Antunes Silva; Astrogilda Ribeiro dos Santos; Canuta Caetano; Claudentina Trindade Alves; João Inácio; Manoel Vicente Castro; Maria Laurinda Adão; e Geralda de Paula Bertolino.

A preservação do Patrimônio Cultural Imaterial depende muito do trabalho desenvolvido por estes mestres. Cada um detém o posto mais alto na hierarquia dentro do grupo, e cabe a ele mantê-lo coeso. É também sua função estimular a participação dos filhos, netos e sobrinhos e, assim, pela oralidade, transmitir os saberes de várias gerações.

A celebração será estendida também para os 10 grupos folclóricos contemplados no edital denominado "Prêmio Renato Pacheco". Cada um receberá R$ 10 mil para a aquisição de indumentárias, adereços e instrumentos musicais, com objetivo de salvaguardar e preservar suas atividades e manifestações folclóricas e culturais.

Os proponentes selecionados neste edital foram: Associação Cultural e Recreativa Campinho; Associação Cultural e Comunitária Alemã do Município de Santa Teresa - Grupo de Danças Folclóricas Alemães Orchideenland; Dulciele Stein Suela Bonela; Associação Folclórica Ronald Berger; Evandro Ladislau Gonçalves; Alcides Guedes; Pedro Paulo Borges; Escolástica de Marchi dos Santos; Associação Cultural e Artística de Santa Maria; e Associação da Cultura Italiana de Cariacica.


Ascom da Secretaria de Cultura do Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário