quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Rose de Freitas entrega Prêmio Darcy Ribeiro ao Instituto Guga Kuerten


Numa cerimônia disputada no Salão Nobre da Câmara, na tarde desta quarta-feira (26), três entidades receberam o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, em sua 11ª edição. A vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas, prestigiou o evento e parabenizou o Instituto Guga Kuerten, o Programa Topa – Todos pela Educação do Estado da Bahia e a Escola SEC de Ensino Médio, do Rio de Janeiro, os mais votados pelos membros da Comissão de Educação e Cultura em 2011. “É com alegria que participo deste evento. Felicito as entidades vencedoras pelos trabalhos realizados em benefício da sociedade, sobretudo as mais carentes”, destacou a deputada Rose de Freitas. Concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura e a Mesa Diretora da Câmara, o prêmio reconhece instituições ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

Indicado por Jorginho de Mello (PSDB/SC) e relatado por Artur Bruno (PT/CE), o Instituto Guga Kuerten foi escolhido por causa da abertura de oportunidades para a prática de esportes a crianças e jovens nas redes públicas de ensino. O tenista e sua mãe, Alice Kuerten, participaram da premiação e receberam a homenagem da primeira-vice presidente, deputada Rose de Freitas. O mesmo aconteceu com o governador baiano, Jaques Wagner, que recebeu o prêmio devido ao Programa TOPA – Todas pela Alfabetização, da Secretaria de Educação da Bahia. Uma indicação do senador Walter Pinheiro (PT/BA), relatado pelo deputado Stepan Nercessian (PPS/RJ). O Topa foi criado em 2007 para reduzir o índice de analfabetismo na Bahia. Até 2011, o programa já atendeu a 841 mil pessoas e está presente em 407 municípios.

A Escola SESC de Ensino Médio (ESEM) venceu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação da Câmara dos Deputados, recebendo o maior número de votos entre os indicados durante audiência realizada em 28 de setembro, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Indicado pelo deputado Alex Canziani (PTB/PR) e relatado por Waldenor Pereira (PT/BA), a Escola SESC foi fundada em 2008, por iniciativa do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio (SESC), Antônio Oliveira Santos. Ele reconheceu na construção de uma comunidade educativa a possibilidade de formar jovens sob o signo da diversidade, preparando-os para o mundo do trabalho e para o exercício da liderança e da cidadania.

Por Fernando Isoppo da Assessoria de Imprensa da 1ª Vice-Presidência da Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário