domingo, 27 de novembro de 2011

A Câmara dos Deputados convida para exposição do artista plástico Darlan Rosa

O evento inaugura a Galeria de Arte Digital da Câmara.


O pintor e escultor Darlan Rosa expõe série de pinturas digitais na Galeria de Arte Digital da Câmara de Deputados. As obras foram criadas em meio digital e construídas por processos tecnológicos contemporâneos. O artista faz uma ligação entre a cultura popular e as novas tecnologias, mostrando um Brasil que se destaca no cenário mundial enquanto preserva suas tradições.

A Câmara  dos Deputados sempre teve uma atenção muito especial com a formação de um acervo de Arte Brasileira, como forma de buscar representatividade da nossa cultura. Com este objetivo, foi criada a Galeria Digital, para exibição permanente da obra digital de Darlan Rosa, das quais doze foram doadas à esta Casa Legislativa. O artista vive e trabalha em Brasília desde 1967, onde seus trabalhos mantém grande relação com a cidade e seus habitantes.

Darlan nasceu em Coromandel, Minas Gerais, e, a partir de 1958, inicia o aprendizado com o pai no ofício de ornatista e escultor em mármore.
Na TV Brasília, durante quatro anos, todas as tardes, ele contou e desenhou histórias  para crianças. Sempre preocupado com a educação, incentivou os bons costumes e divulgou a arte em todas suas diversidades.  O programa foi fonte de inspiração para vários artistas, que hoje atuam nas artes visuais, dança, música, teatro e televisão.

Como professor de arte aplicada à publicidade, no CEUB, e desenho industrial na UnB, contribuiu para formação de vários profissionais da área. Criou para o Unicef e Ministério da Saúde várias campanhas em desenhos animados e livros infantis para a promoção da saúde da criança, dentre elas: Zé gotinha, campanha que erradicou a pólio no Brasil; Mr Iodine, campanha mundial de suplementação de iodo; e Kuia, campanha que erradicou a pólio em Angola. Também criou selos comemorativos para a Empresa Brasileira de Correios, que receberam vários prêmios no Brasil e exterior, inclusive o San Gabrielli, na Itália.

O artista mineiro participou dos principais salões brasileiros de artes, como a Bienal Internacional de São Paulo, em 1976. Suas esculturas estão instaladas em áreas públicas e centros culturais de Brasília, como no Memorial JK, Pontão do Lago Sul e Centro Cultural Banco do Brasil. Também estão em outras cidades, como Campo Grande (MS), Coromandel (MG), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). No exterior, a arte pública de Darlan pode ser vista na Alemanha, Holanda, França, Canadá, Estados Unidos, El Salvador, Jordânia e Palestina.

Serviço
Inauguração: quarta-feira, dia 30 de novembro, às 14:40
Visitação: de  2ª a 6ª das 09 às 18 horas
Local: Corredor de acesso à TV Câmara
Edifício Principal da Câmara dos Deputados.– Entrada pela Chapelaria.
Entrada franca
Realização Câmara dos Deputados

Por C.André Laquintinie da Assessoria de Imprensa do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário