quinta-feira, 21 de maio de 2009

São Luis sediou a Semana Nacional dos Museus

A 7ª Semana Nacional de Museus em São Luís foi aberta oficialmente, na segunda-feira (18), no auditório da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O evento é realizado em todas as regiões do Brasil e, na edição local, a Fundação Municipal de Cultura (Func) e a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), com o apoio da Setur, promovem, até hoje, uma extensa programação.


A Semana foi aberta pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira. Ainda prestigiaram o evento a superintendente do IPHAN, Kátia Bogéa, e José Aquiles Andrade, presidente da Fumph. Logo após, o secretário de Turismo, Liviomar Macatrão, proferiu palestra sobre a “importância dos museus para o turismo” na cidade e falou sobre alguns projetos e ações da Setur.

“Nós temos o Museu da Gastronomia, e estamos trabalhando em parceria com as demais secretarias para entregá-lo ainda este ano. Além do projeto Turismo na Escola que trabalha a sensibilização ambiental e patrimonial de alunos da rede pública municipal”, disse.

Museus e Turismo

Com o tema “Museus e Turismo”, a Semana tem o objetivo de tornar reconhecidos o potencial turístico, atratividade, pluralidade cultural e diversidade dos museus.

Durante toda a semana, foram realizadas várias atividades como a apresentação de brincadeiras típicas da cultura local e passeios por pontos turístico da cidade. Além disso, haverá espaços para degustação da culinária maranhense, projeção de vídeos institucionais e palestras.

O evento foi realizado nos auditórios do “Memorial Maria Aragão”, da Escola de Música “Lilah Lisboa”, e contou ainda com visitação ao Sítio do Tamancão, Morada Histórica de São Luís, Praça Gonçalves Dias, Praça Pedro II, Museu dos Capuchinhos e Memorial da Memória Republicana.

(Da Secom / Prefeitura de São Luís)

Nenhum comentário:

Postar um comentário