quinta-feira, 1 de julho de 2010

SC é o único Estado brasileiro que fornece uniforme para os alunos da rede pública estadual

“Proporcionar meios para que os alunos cheguem ao objetivo final: a aprendizagem com qualidade". Foi com estas palavras que a Diretora de Apoio ao Estudante, Rogéria Rebello Diégoli, definiu a missão de sua diretoria durante o seminário “Educação: Construindo Qualidade – A gestão da Escola”.
Os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação (SED) são alguns desses meios. Entre eles, “O Artista Sou Eu”, “Jovens Embaixadores”, “Ver e Ouvir”, “Amigos da Escola” e “Viva sem Drogas”, que muitas escolas estão envolvidas.
Segundo a palestrante, são esses projetos que indicam o potencial e as dificuldades enfrentadas pelos alunos e pelas escolas, como também, soluções para os problemas.
Como apoio ao desenvolvimento escolar, Rogéria convidou os diretores para implantarem ou revitalizarem o Conselho Deliberativo, o Grêmio Estudantil e a Associação de Pais e Professores (APP) de cada unidade escolar. A meta, segundo ela, é de que 100% das escolas tenham a parceria destas entidades democráticas.
A distribuição do uniforme escolar foi outra ação destacada pela diretora durante seu discurso. “Santa Catarina é o único Estado no país que fornece uniforme escolar para os alunos da rede pública. Este ano, 415 mil alunos foram beneficiados”, conta Rogéria.
Ela também solicitou aos diretores que cobrem o uso do uniforme, pois além do Estado ter feito um grande investimento, é uma segurança para os alunos. O uniforme os diferencia dos que não estão matriculados na rede, complementa.
Rogéria falou ainda sobre a terceirização da merenda escolar. Atualmente, 70% das escolas da rede pública estadual já têm a merenda terceirizada.
“Alimentação escolar é importante, mas não pode ser a mais importante da escola. Vocês devem fiscalizar a terceirização da merenda para que tudo esteja de acordo com o que foi exigido no contrato”, disse aos gestores presentes no evento.
Para finalizar, a diretora de Apoio ao Estudante ressaltou que a terceirização só se tornou realidade depois de muita luta. “Todos tendem a ganhar. Os alunos por estarem recebendo uma alimentação mais balanceada e rica em nutrientes e os diretores por poderem dedicar mais do seu tempo cuidando da educação” concluiu.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário