quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cine Mais Cultura chega às escolas da SEDF

A iniciativa disponibiliza equipamentos audiovisuais de projeção digital para as escolas de ensino médio, além de obras cinematográficas brasileiras

A Secretaria de Educação do Distrito Federal promove o lançamento do Programa Cine Mais Cultura, nesta quarta-feira, às 10h30, no Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia. A implantação do Programa pela SEDF faz parte do termo de cooperação técnica assinado com o Ministério da Cultura, Ministério da Educação, e a Sociedade Amigos da Cinemateca.

Todas as 87 escolas do Ensino Médio da rede pública serão beneficiadas. O objetivo é proporcionar à comunidade escolar um ambiente favorável ao desenvolvimento de práticas pedagógicas por meio de recursos audiovisuais. O Programa é inspirado no Projeto Cine-Educação desenvolvido pela Cinemateca, desde 2005.

Ao todo, o MinC vai investir pouco mais de R$ 1,3 milhão em equipamentos de projeção digital, DVDs de produções nacionais, além de oficinas de capacitação destinadas aos professores e também a representantes da comunidade. “Nós queremos fazer um trabalho criterioso para que este projeto nas escolas do DF possa ser um modelo aplicado em todo o país”, esclarece Frederico Cardoso, coordenador executivo do Programa.

O Cine Mais Cultura já foi implantado em mais de 800 locais em todo o país, por meio de editais e convênios estabelecidos com prefeituras e a sociedade civil. A meta é alcançar a marca de 1,6 mil até o fim do ano. Mas esta é a primeira vez que o Programa será implantado em grande escala com um propósito pedagógico diferente da filosofia cineclubista. “Acredito que a escola é o melhor investimento para a construção de uma cultura brasileira do audiovisual, afinal, é onde se forma o público crítico”, enfatiza Cardoso.
Capacitação: Após a assinatura do convênio com o Programa Cine Mais Cultura, as escolas participarão de oficinas de capacitação cineclubista e receberão os equipamentos audiovisuais de projeção digital, além de um catálogo com obras consagradas do cinema nacional. Filmes premiados como Amarelo Manga, o documentário A pessoa é para o que nasce ou clássicos como Deus e o diabo na terra do sol e O dragão da maldade contra o santo guerreiro fazem parte do acervo.

Para o diretor do CEM 03 de Ceilândia, Antônio Carlos Chaul, a iniciativa favorece os projetos pedagógicos. “Poderemos trabalhar de maneira interdisciplinar e promover uma integração maior entre a escola e a comunidade”, comemora o diretor.

Ascom da Secretaria de Educação do Distrito Federal - com informação do MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário