Bloco Os Feras dando show na passarela 2009
Em solenidade especial e marcada por uma programação festiva, a cidade de São Luís comemora, nesta sexta-feira (08), o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, sancionado por lei em 2006. O evento começa na Igreja da Sé (Centro), às 17 horas, com uma missa em homenagem aos grupos.
Bloco Os Vigaristas um dos mais antigos do Carnaval ludovicense
Logo após a missa, todos os 41 blocos sairão em cortejo até a praça Maria Aragão, onde também estará acontecendo a pré-temporada junina. Na ocasião, a Prefeitura entregará oficialmente ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) a solicitação para o licenciamento do Inventário Nacional de referências culturais, ponto de partida para a candidatura dos Blocos Tradicionais ao título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Desfile do Bloco Os Tremendões
A candidatura ao título foi fomentada e impulsionada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), em parceria com o Iphan.
“Acho que o título é merecido, até porque os Blocos Tradicionais são singulares, só existem no carnaval do Maranhão. E são uma referência do carnaval de São Luís”, afirmou a assessora técnica em atividades culturais da Func, Teresa Cristina.
Bloco Os Foliões, campeão de 2009, um dos mais
representativos nessa categoria
representativos nessa categoria
Para o presidente da Func, Euclides Moreira, “é um orgulho e uma honra estar fazendo parte deste momento tão importante para a cultura maranhense. É só o pontapé inicial. Espero que o nosso esforço esteja sendo, verdadeiramente, compartilhado e apoiado por todos os blocos”.
Os Blocos Tradicionais são grupos tipicamente maranhenses surgidos na década de 50. São caracterizados por fantasias luxuosas, confeccionadas com veludo bordado de paetês, miçangas e canutilhos. Possuem um ritmo próprio marcado por grandes tambores. Sobre a cabeça, ostentam chapéus feitos com penas coloridas, patrocinando um bonito espetáculo visual com sua coreografia saltitante e cadenciada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário