Bloco Os Feras dando show na passarela 2009
Em solenidade especial e marcada por uma programação festiva, a cidade de São Luís comemora, nesta sexta-feira (08), o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, sancionado por lei em 2006. O evento começa na Igreja da Sé (Centro), às 17 horas, com uma missa em homenagem aos grupos.
Bloco Os Vigaristas um dos mais antigos do Carnaval ludovicense
Desfile do Bloco Os Tremendões A candidatura ao título foi fomentada e impulsionada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), em parceria com o Iphan.
“Acho que o título é merecido, até porque os Blocos Tradicionais são singulares, só existem no carnaval do Maranhão. E são uma referência do carnaval de São Luís”, afirmou a assessora técnica em atividades culturais da Func, Teresa Cristina.
Bloco Os Foliões, campeão de 2009, um dos mais
representativos nessa categoria
representativos nessa categoria
Para o presidente da Func, Euclides Moreira, “é um orgulho e uma honra estar fazendo parte deste momento tão importante para a cultura maranhense. É só o pontapé inicial. Espero que o nosso esforço esteja sendo, verdadeiramente, compartilhado e apoiado por todos os blocos”.
Os Blocos Tradicionais são grupos tipicamente maranhenses surgidos na década de 50. São caracterizados por fantasias luxuosas, confeccionadas com veludo bordado de paetês, miçangas e canutilhos. Possuem um ritmo próprio marcado por grandes tambores. Sobre a cabeça, ostentam chapéus feitos com penas coloridas, patrocinando um bonito espetáculo visual com sua coreografia saltitante e cadenciada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário