segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cadastro Nacional de Museus: Mapeamento de instituições será intensificado na Paraíba e Rio Grande do Norte

Os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte ganharam uma assistente do Cadastro Nacional de Museus - CNM , que ficará encarregada pelo mapeamento dos museus desses estados e de auxiliar os diretores e profissionais de museus no preenchimento do formulário do Cadastro.

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, em consonância com as ações estabelecidas na Política Nacional de Museus, o Cadastro Nacional de Museus é um instrumento do Sistema Brasileiro de Museus - SBM, criado com o objetivo de conhecer e integrar o setor museológico brasileiro. Sua força e importância estão relacionadas ao caráter censitário de sua ação.

O CNM já mapeou o universo de mais de 2.600 instituições museológicas em todo o país. A divulgação das características, atividades e serviços dos museus cadastrados contribui para diagnóstico do setor museológico, planejamento de ações de políticas públicas de cultura em nível municipal, estadual e nacional e o desenvolvimento de diferentes linhas de pesquisa.

Os museus que fazem parte do Cadastro e do SBM têm prioridade no recebimento dos recursos dos editais de financiamento para o setor museológico promovidos pelo Ibram. Estar no Cadastro também é requisito para adesão ao Sistema Brasileiro de Museus.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com Sandra Valéria, no (83) 3241.2959, no período das 8 às 12h, ou pelo celular (83) 9135.9378, ou pelo e-mail svfs2005@yahoo.com.br.

Ascom do Instituto Brasileiro de Museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário