quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Museu Histórico Nacional é o primeiro museu do Brasil a oferecer guia multimídia para surdos

O Museu Histórico Nacional disponibiliza aos seus visitantes um serviço inédito no Brasil: um guia multimídia com linguagem em libras (Linguagem Brasileira de Sinais). O novo sistema teve o apoio do Ministério do Turismo e está disponível em três línguas: português, inglês e espanhol.

O roteiro procurou contemplar peças e histórias não necessariamente abordadas pelas legendas tradicionais a disposição do público, oferecendo um diferencial aqueles que requisitam o audio guia. Esses, por exemplo, têm acesso à uma narração mais aprofundada do Combate Naval do Riachuelo, episódio da Guerra do Paraguai, magistralmente retratato por Vitor Meireles, bem como do único atentado a um Presidente da República ocorrido no Brasil, no caso contra o Presidente Prudente de Moraes, em 5 de novembro de 1897, às portas do Museu Histórico Nacional, então Arsenal de Guerra.

São 40 equipamentos de audio e dois especiais, com tela de TV para os deficientes auditivos. A duração do áudio guia em português é de 1 hora e 23 minutos. A versão em espanhol tem a duração de 1 hora e 11 minutos e a em inglês 1 hora e 5 minutos. O serviço é disponibilizado ao visitante no valor de R$ 8,00 (oito reais).

O Museu Histórico Nacional encontra-se na Praça Marechal Âncora, s/nº, Rio de Janeiro-RJ e fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h.

Assessoria de Comunicação do Instituto Brasileiro de Museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário