terça-feira, 2 de junho de 2009

Exposição mostra Cerrado em aquarela e escultura

Alma do Cerrado e Cerrado Presente são duas visões distintas, expressas em arte por Mauricio Villela e Ivani Coutinho, que serão exibidas numa mesma exposição montada pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, na Câmara dos Deputados, de 2 a 12 de junho, no Espaço do Servidor. A mostra é parte da Semana do Meio Ambiente.

Os dois artistas têm em comum a denúncia contra a destruição do segundo maior bioma do Brasil. Partem da idéia de que conhecer é amar e proteger. O mineiro Villela, de Poços de Caldas, descobriu o Cerrado e sua vocação de artista ao tropeçar num tronco seco durante passeio por uma cachoeira da região. "Por achá-lo bonito, levei-o para casa, lavei e trabalhei o material. Depois coloquei a base e pedestal. Era a primeira escultura". Ivani, em seu trabalho, busca nas espécies vegetais do Cerrado a plasticidade, e com isso pretende despertar uma consciência que possa inspirar novas gerações a desfrutar a vida cuidando do seu ambiente.

Um e outro podem garantir uma arte genuína sem que nunca uma obra sequer lembre a outra, já que são originalmente criações naturais, cuja interferência humana foi no primeiro passo predatória e, no segundo, transformada em beleza. De uma queimada e seus resíduos o autodidata Villela tenta provar a lei de que a vida é continuidade e transformação. "Só trabalho com coisas ‘já descartadas’ pela natureza, não corto ou mutilo o que tem vida", garante o escultor.

Já Ivani Coutinho, também autodidata, descobriu em Margaret Mee – renomada artista botânica inglesa, especializada em plantas da Amazônia brasileira – campo de estudo para desenvolver a própria arte. "Durante todo o semestre percorri diferentes habitats do bioma cerrado. Em visitas a cerradões, campos limpos, veredas e matas de galeria me enterneci com a singela beleza de flores e frutos da vegetação nativa deste bioma", relatou.

Serviço

Exposição "Alma do Cerrado", do escultor Maurício Villela, e "Cerrado Presente", da artista plástica Ivani Coutinho
Abertura: 3 de junho às 19 horas
Visitação: 02/06 a 12/06/09 (segunda a sexta-feira das 9h às 18h30)
Local: Espaço do Servidor Anexo II da Câmara dos Deputados
Entrada Franca
Livre para todas as idades
Realização:Espaço Cultural Zumbi dos Palmares

Informações: Alessandra Rios (Assessora de Imprensa do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário