terça-feira, 21 de abril de 2009

Os Feras do rítimo cadenciado dos blocos ludovicenses


O Bloco Os Feras, agremiação carnavalesca de São Luís do Maranhão, fundado em 12 de outubro de 2006 no tradicional bairro de São Pantaleão, por um grupo de amigos provenientes do respeitado e campeoníssimo Bloco Os Versáteis.

Iniciou os desfiles de passarela no carnaval de 2008 com o tema “África Encantos e Magia”, uma belíssima música dos compositores Henrique Machado e Uimar Cavalcante. Ano após anos foram consagrando-se e caracterizando-se pelos empolgantes e luxuosos desfiles, pela bateria firme e empolgante na defesa de temas relacionados a natureza e a cultura maranhense, onde podemos citar: “Segredos da Serpente Encantada da Ilha” (1999), “Feras Sinfonia de Luz” (2000), “A Bela e Os Feras” (2001), “As Máscaras de Veneza no Grande Baile d’Os Feras” (2002), “Cavalacanga” (2003), “Trilogia das Águas” (2004), “Alcântara na Magia do Tempo” em (2005). "O Teatro da Vida é uma Arte Divinal"(2006), 

O bloco realiza ensaios e shows durante todo o ano na capital e no interior, além de contar em seu histórico com várias viagens intestaduais, onde destacamos três vindas a Brasília.

Blocos de Ritmo: Nascido como antigas turmas de sambas eram grupos familiares e de amigos, que saíram a brincar pelas ruas e praças de São Luis desde meados da década 30, quando se afirma no Brasil definitivamente o carnaval como uma fonte de festas e manifestações efusivas do riso na cultura nacional. Estes blocos tinham uma tradição entre si: a visitação casa a casa, dos brincantes, e as familias mais abastadas da cidade no inicio do século passado, além de irem a algumas entidades de acesso público e aos grandes bailes dos clubes sociais. Este costume universalizou-se:  assaltam-se hoje uns aos outros indistintamente, enchendo de alegria o coração, num porre de emoção!


Hoje, a cadência dolente do samba em canção, batido no compasso binario, existe só no Maranhão está tradição singular dos rítimos carnavalescos do Brasil são chamados de Blocos de Rítimo ou Blocos Tradicionais

Categoria de agremiação momesca da mais alta categoria, os Blocos Tradicionais são hoje uma das principais referências do carnaval de São Luis do Maranhão, reconhecida Patrimonio Cultural da Humanidade pela Unesco e por todos que a conhecem como cidade, povos e culturas inspiradas em temas-enredos criados preferencialmente a partir de histórias maranhense, as fantasias destes blocos são tão luxuosas ou ricamente variadas, sendo seu principal destaque a concepção plástica e paixão, de forma artesanal, muitas costurando-se cada paête, galão, aljofre, pérolas e gotas de de lágrimas tiradas presiosamente de sonhos e do desejo possível aplicar como rubis, esmeraldas e diamantes! É a mais pura fantasia do homem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário