segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Em Goiás alunos protestam contra aumento de passagem escolar em Urutaí

Bilhete sofreu reajuste de 50% e foi considerado um valor abusivo, estudantes reclamam ainda das más condições do transporte escolar.


Os estudantes do Instituto Federal Goiano de Urutaí, no Sudeste de Goiás, estão revoltados com o aumento da passagem do ônibus que faz o trajeto da cidade até a unidade escolar. O bilhete escolar sofreu um reajuste de 50%, passando de R$ 0,50 para R$ 0,75 e foi considerado um valor abusivo pelos estudantes.

Em protesto os alunos interditaram a rua de acesso ao instituto. Com cartazes nas mãos eles impediram a entrada de outros alunos e de servidores.

Segundo os jovens, são dois ônibus que fazem o trajeto de menos de dois quilômetros. Outra reclamação, segundo eles, é que os veículos não estariam em bom estado de conservação: “A estrutura dos ônibus é precária, são superlotados, bancos desconfortáveis, quando chove tem goteiras”, conta o estudante Douglas dos Reis.

Sobre os ônibus, o diretor disse que os veículos pertencem a um professor do instituto e que irá tentar intermediar um acordo. “Eu vou chamar o professor, eu vou falar: senta na mesa e negocia com os alunos.”

Programa Nacional de Assistência Estudantil

Eles questionam também onde está sendo empregada a verba do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que o instituto recebe desde 2010: “Até agora a gente sabe que a verba veio, mas nós estudantes não estamos sendo beneficiados com esta verba”, afirma a estudante Waléria Pinheiro.

O diretor da unidade, Gilson Dourado Silva, disse que o dinheiro da Assistência Estudantil está sendo usado de forma correta: “Alimentação dos alunos, bolsa de pesquisa e monitoria. Para o ano que vem vamos ter o transporte.”

Retorno

A produção da TV Anhanguera tentou entrar em contato com o professor, que é dono da empresa de transporte, mas ele não atendeu às ligações.

Sobre a fiscalização dos ônibus o município já adiantou que esse serviço de transporte não é devidamente licenciado. A prefeitura marcou uma reunião para terça-feira (1) com a direção do campus e representantes da empresa e dos estudantes para tentar chegar a um acordo. A ideia é realizar uma licitação e legalizar o transporte entre a cidade e o instituto.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário