segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sistema Brasileiro de Museus será apresentado no Maranhão

Cafua das Mercês - Exposição: Peças do período da escravidão no Maranhão.
Fica exatamente em um local onde os escravos eram comercializados.

Durante o Seminário do Sistema Nacional de Cultura - SNC do Maranhão, que acontece em São Luis, nesta segunda e terça-feira, 17 e 18 de agosto, a assessora do Ibram Margarete Moraes apresentará o Sistema Brasileiro de Museus e as ações da Política Nacional de Museus.

O evento, presidido pelo coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional e do SNC, João Roberto Peixe, tem como obejtivo levantar subsídios aos gestores e membros dos conselhos de cultura para implantarem, nos seus respectivos municípios e no estado, as bases locais para o desenvolvimento do SNC .

Sistema Brasileiro de Museus – Para contribuir de modo efetivo na organização e gestão integrada dos museus brasileiros, sejam eles de administração pública, privada ou mista, o Sistema Brasileiro de Museus foi implantado em 2004, pelo Decreto nº 5.264, e visa a articular essas instituições. O SBM trabalha com uma ampla rede de parceiros e já conta com a adesão 361 instituições museológicas – 133 do Sudeste; 108 do Sul; 74 do Nordeste; 21 do Norte; e 25 do Centro-Oeste.

Sistema Nacional de Cultura -A base institucional do Sistema Nacional de Cultura há muito vem sendo construída em todas as instâncias federativas. Órgãos específicos para gestão da política cultural, Conselhos de Política Cultural, Fundos de Financiamento da Cultura e Sistemas Setoriais (museus, bibliotecas, informação, entre outros) foram criados; Conferências de Cultura foram realizadas; e Planos de Cultura elaborados e em tramitação nos Legislativos. Todavia, estas iniciativas não foram articuladas dentro de uma estratégia comum, especialmente, no que trata da inter-relação entre os componentes do SNC, seja no âmbito de cada ente federado, seja entre eles.

Atualmente, um dos grandes desafios do MinC é construir essas articulações onde elas inexistem, a exemplo dos subsistemas setoriais com o SNC, e reestruturar as instâncias pré-existentes, especialmente, os conselhos constituídos em outro contexto político e que não atendem aos critérios previstos no SNC.

Ascom do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram

Nenhum comentário:

Postar um comentário