sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Projeto em UC ajuda comunidade a produzir jornal

O Parque Nacional do Descobrimento e a Reserva Extrativista Marinha de Corumbau, no extremo sul da Bahia, estão desenvolvendo uma iniciativa de educação ambiental diferenciada na região. Comunidades que vivem no entorno das duas Unidades de Conservação (UCs) vão receber, a partir de agosto, formação para desenvolver jornais comunitários em que os próprios participantes irão produzir textos e fotografias.

A estratégia de utilizar a produção de um jornal comunitário para promover educação e mobilização é uma das ferramentas da educomunicação, que se utiliza de metodologias participativas para que os envolvidos se apropriem de um repertório comum de reflexões sobre mobilização social, cidadania, saúde, cultura, educação ambiental, unidades de conservação e suas relações com a comunidade.

É o que se chama de "aprender fazendo". Estratégia que faz parte das recomendações do Programa de Educomunicação Socioambiental, do MMA, e da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no âmbito do Snuc (Encea), documento elaborado com a contribuição da sociedade entre 2006 e 2009 e sistematizado por um grupo de trabalho composto por representantes do MMA, MEC, do Ibama e ICMBio, contendo diretrizes sobre a gestão da comunicação e da educação ambiental em UCs.
Ascom do Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário