terça-feira, 5 de maio de 2009

Guel Silveira no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados

O baiano Guel Silveira, que expôs em Brasília em 1977, retorna à cidade 34 anos depois da primeira exposição de sua carreira, no Museu de Arte da Bahia, para mostrar experiências acumuladas em mais de 40 anos de profissão. A exposição será aberta no próximo dia 6, quarta-feira, na Galeria do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados, onde o público se defrontará com uma obra madura, simplificada nas formas, e de uma riqueza pictórica só comparável às cores da Bahia. "É como se eu tivesse retornando ao início da minha carreira: as formas geométricas, a abstração e as nuances se sobrepõem ao desenho figurativo", disse o artista ao curador da mostra, Zeca Fernandes.

Quase todos os seus trabalhos são feitos com tinta acrílica, o que lhes confere uma leveza singular, embora haja espasmos cromáticos que vão de um verde vegetal à explosão de cores vivas em algumas de suas obras mais expressivas, como Violetas Veronil. Geometria e movimento são usados para compor e também para serem rompidos, como em Mobile. Em pedaços, as formas retilíneas se abrem para receber uma espécie de ânfora cheia de seres aprisionados pela magia de Guel Silveira. E assim se compõe uma obra cheia de surpresas... belas surpresas.

"Sua sensibilidade é nítida e a necessidade de expressão é o combustível que ele utiliza nesse seu eterno aprendizado em busca da cor, do movimento e do volume de seus trabalhos", avalia Zeca Fernandes.

Abertura: 06/05/09 às 19h
Visitação: 07 a 28/05/09
Local: Galeria do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados
Entrada Franca
Livre para todas as idades
Informações
Alessandra Rios
Assessora de Imprensa do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados (3215-8080/8081)

Nenhum comentário:

Postar um comentário