quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Alunos da rede estadual visitam exposição sobre a Guerra dos Emboabas

Em comemoração aos 300 anos do fim do conflito, estudantes fazem uma viagem no tempo
O estudo sobre a história do Brasil saiu das salas de aula e conquistou o espaço do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Na Galeria Alberto da Veiga Guignard, a exposição “Guerra dos Emboabas – 300 anos depois” mostra, por meio de fotos, ilustrações, reprodução de material iconográfico e publicação de material educativo, o contexto histórico do conflito dos Emboabas. O trabalho, idealizado pelo historiador e curador, Leonardo José Magalhães Gomes, já foi visto por cerca de 450 estudantes da rede estadual.

Nathália Tanure Ramalho, 17 anos, é aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Três Poderes. Para ela, a exposição contribui para reforçar o aprendizado que começa na sala de aula. “Eu já tinha estudado, mas é uma base a mais que você adquire. É a imagem que você vê. Eu até falei para eles que iria levar minhas irmãs lá”, conta a estudante.

O professor de história, Ronaldo Batista da Conceição, da Escola Estadual Paulo Diniz Chagas, pretende levar seus alunos à exposição. Ele explica que a Guerra dos Emboabas é estudada no 7º ano do Ensino Fundamental, e acredita que visita pode estimular os alunos. “Eu quero levar os alunos à exposição e ver o que eles vão perceber. A partir disso, vou trabalhar o conteúdo da guerra com eles em sala de aula”, explica o professor.

Segundo Leonardo José Magalhães Gomes, o conhecimento sobre o conflito adquirido em sala de aula é importante, mas não deve ser o único. “Se você não conhece bem a sua história, você não tem identidade”, conclui.

Exposição – A exposição iniciou ontém e vai até 20 de setembro, com entrada franca. As pesquisas sobre o tema e a seleção do acervo tiveram a consultoria da historiadora Adriana Romeiro. Ela é professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e autora do livro Paulistas e Emboabas no coração das Minas, recentemente lançado pela Editora da UFMG.
Ascom da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário