quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Entidades Democráticas são prioridades da Secretaria da Educação

Com o objetivo de continuar investindo no fortalecimento dos Grêmios Estudantis, Conselhos Deliberativos Escolares e nas Associações de Pais e Professores, a Secretaria de Estado da Educação realizará, na próxima semana, em três regionais do Estado mais uma etapa do Curso “Revitalizando as Entidades Democráticas”. Na segunda-feira (21), a capacitação ocorrerá em Criciúma; na terça-feira (22), em Laguna; e na quarta-feira (23), em Braço do Norte. Os locais dos eventos serão as sedes das Gerências Regionais de Educação.

Durante a capacitação, diretores de escolas, professores, pais e estudantes irão discutir sobre a importância do papel das entidades democráticas no desenvolvimento regional, local e estadual de Santa Catarina, tendo como foco a Educação. “Os encontros têm como meta construir junto com a comunidade escolar um plano para revitalizar essas entidades, tão importantes para o processo democrático dentro da instituição de ensino e para a comunidade em geral”, destaca a gerente de Valorização ao Educando da Secretaria, Elizete Ouriques.

“A iniciativa é uma das prioridades do Secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, que crê na necessidade de se resgatar e fortalecer o Conselho Deliberativo Escolar (CDE), o Grêmio Estudantil (GE) e Associação de Pais e Professores (APP) nas escolas da rede pública estadual, contribuindo para a consolidação da escola pública democrática e participativa em Santa Catarina”, informa a diretora de Assistência ao Estudante, Rogéria Diegoli.

A diretora explica que as discussões em torno das entidades representativas de pais, alunos e professores nas 1.324 unidades escolares da rede pública estadual iniciaram, na prática, em outubro de 2008. Na ocasião, a Secretaria promoveu um encontro, em Itapema, que reuniu técnicos do Órgão Central, supervisores e integradores de Apoio ao Estudante das 36 Gerências Regionais de Educação.

Rogéria lembra que, durante o evento, foi produzido um documento informativo com orientações sobre os principais pontos que devem ser assegurados quando fosse operacionalizado o Projeto “Revitalizando as Entidades Democráticas”. “Trata-se de uma experiência inovadora que busca resgatar o papel das entidades, promovendo o desenvolvimento da cidadania e do protagonismo juvenil no espaço escolar comunitário”, ressalta.

Para concluir o projeto de capacitação sobre as entidades, ainda serão promovidos cursos nas Gerências Regionais de Videira, Jaraguá do Sul, Blumenau, Caçador, Taió, Rio do Sul, Grande Florianópolis e Ituporanga, com data a ser confirmada.

Ascom da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário