quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Escola Parque pode perder sala de atendimento especial


Crianças especiais podem sofrer um duro golpe em sua educação. O Governo do Distrito Federal sinalizou a intenção de fechar a Sala de Recursos da Escola Parque da 303/304 Norte, que atende 150 alunos especais. Nesta quinta-feira (06), pais realizaram uma manifestação e colheram assinatura contra o fechamento.

O sentimento dos pais é de impotência. Fátima Celeste é mãe da pequena Tainá Cristina, de 10 anos. A menina, que tem Transtorno Global de Desenvolvimento, cursa o quarto ano do Ensino Fundamental na Escola Classe da 106 Norte. Toda quarta-feira, é dia da Escola Parque e, agora, a mãe está preocupada. “Desde o início do governo só estamos tendo perdas. Não conseguimos nem ser atendidos pela Secretaria de Educação”, reclamou.

Convidada para participar da manifestação, a deputada Eliana Pedrosa (PSD) foi conhecer de perto esta realidade. Enquanto escutava os anseios dos pais, a parlamentar conseguiu uma reunião de urgência com a secretária-ajunta da Educação, Maria Luisa Fonseca do Vale. O encontro ocorreu ainda pela manhã na Secretaria de Educação, na Asa Norte.

Os pais relataram o que passam pela educação de seus filhos. Maria Luisa informou que a decisão de se fechar a Sala de Recursos da Escola Parque está sendo repensada. Além disso, disse que o governo trabalha para chamar 200 professores temporários para tentar minimizar a situação. “Não é uma decisão de apenas um órgão. Temos de negociar com o Planejamento e com a Fazenda, mas vamos conseguir melhorar”, disse.

A deputada Eliana sugeriu, então, que se marcasse uma reunião dos pais com representantes de todos os órgãos envolvidos no processo. Segundo ela, o que não pode ocorrer é continuar oferecendo o atual tratamento aos alunos especiais. “As crianças precisam de professores e monitores para hoje. Amanhã será um dia a menos na vida educacional delas”, lembrou.

Maria Luisa se prontificou a agendar uma data para que todos possam participar. A deputada Eliana vai aguardar o encontro e, caso não ocorra, pode marcar uma audiência pública para debater o tema na Câmara Legislativa.

Assessoria de Imprensa da Deputada Distrital Eliana Pedrosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário