segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fórum Legislativo das Sedes da Copa visita hoje obras em São Paulo



O Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo, organizado pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, visita hoje, a partir das 9 horas, a Assembleia Legislativa de São Paulo. São Paulo é a última das 12 cidades-sedes a receber integrantes do fórum, que reúne vários parlamentares das duas comissões e tem como principal objetivo mobilizar o Poder Legislativo (Câmara e Senado, assembleias legislativas e câmaras municipais das capitais) para a realização da Copa do Mundo.

Segundo o coordenador do evento e também presidente da CTD, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), um dos principais pontos da programação será a visita ao estádio do Itaquerão, às 15 horas, que será palco da abertura da competição, e do Aeroporto de Guarulhos, às 18 horas. Agora de manhã, haverá a apresentação da matriz de responsabilidades da cidade, seguida de debates.

Problemas de mobilidade - Com 11 milhões de habitantes e mais de 7 milhões de veículos, a cidade de São Paulo tem vários problemas de mobilidade. Congestionamentos de 100 a 150 km são corriqueiros e os recordes já ultrapassam a marca dos 200 km, apenas considerando a área mais central da cidade, que é monitorada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), apontam dados do Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia ” Sinaenco.

O governo do estado trabalha para atender as demandas que serão geradas pela Copa de 2014 e que poderão ficar como legados para a cidade. O projeto mais importante é uma linha de monotrilho, orçada em R$ 2,86 bilhões e que conta com recursos do PAC da Mobilidade Urbana. A Linha 17 Ouro deverá ter cerca de 22 quilômetros e irá conectar o aeroporto de Congonhas ao sistema metroferroviário da cidade.

Expresso aeroporto - O Sinaenco informa que, além das novas linhas do Metrô, o governo paulista promete investir na modernização dos sistemas de transporte (metrô e trens) para o bairro de Itaquera, onde ficará o estádio sede da Copa. O objetivo é aumentar a frequência de circulação de trens para atender a alta demanda da região. Também na zona leste da cidade, a nova linha Expresso Aeroporto permitirá uma ligação rápida (15 minutos) entre o Aeroporto de Cumbica (em Guarulhos) e o centro da capital. No entanto, o projeto ainda não foi licitado e não há data para entrega do novo ramal, o que levanta dúvidas sobre sua efetivação a curto prazo.

Itaquerão - A construção do estádio começou no dia 31 de maio deste ano. Após 155 dias, as obras, segundo a Odebrecht, seguem com 64% da terraplanagem realizada, 1.375 estacas cravadas, 276 blocos de concreto executados e 22 pilares instalados. No último dia 19, o Corinthians anunciou um acordo para a remoção de dois dutos da Petrobras que passam sob o terreno. O contrato assinado entre o clube e a estatal prevê que o custo chegue a R$ 7 milhões.

Além do jogo inaugural da Copa, que ocorrerá no dia 12 de junho de 2014, o Itaquerão receberá mais cinco partidas. Entre elas, uma das semifinais da competição.

Da Redação/MM
Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário