segunda-feira, 22 de junho de 2009

OSTNCS homenageia Sílvio Barbato

Nesta terça-feira (23), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) homenageia o maestro Sílvio Barbato. O programa inclui peças de Leonard Bernstein, Cláudio Santoro e Piotr Illitch Tchaikovsky. O concerto será regido pelo maestro Ira Levin, às 20 horas, na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional.

Silvio Barbato – (homenageado)

Carioca, discípulo predileto de Claudio Santoro diplomou-se em Composição e Regência de Orquestra no Conservatório Giuseppe Verdi de Milão, na Accademia Musicale Chigiana de Siena e na Universidade de Chicago, sob orientação dos grandes maestros Azio Corghi, Romano Gandolfi e Philip Gossett.

Desde 1985 era Maestro Estável do Corpo Artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (primeiro lugar em concurso), onde regeu as principais produções das últimas décadas, como Tristão e Isolda, MacBeth, Idomeneo e a Flauta Mágica. Maestro Barbato foi um dos regentes que regeu mais apresentações na história do grande teatro lírico do Rio de Janeiro.

Por 12 anos foi Diretor Musical da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília. Participou de importantes complexos artísticos como a Florida Orchestra, o Festival dei Due Mondi - Spoleto, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfônica de Roma e Orquestra Sinfônica Siciliana e no Festival de Arhus na Dinamarca, onde apresentou o espetáculo "Clássicos do Samba", com Martinho da Vila.

Davson de Souza – Solista Flauta

Nascido em Brasília, iniciou seus estudos de flauta com o prof. Sidney Maia na Escola de Música de Brasília. Pouco depois, passou a estudar com seu pai, o prof. Nivaldo de Souza. Bacharel em Música com especialidade em Flauta Transversal pela Universidade de Brasília, inicialmente na classe da professora Odette Ernest Dias e, posteriormente na classe da professora Beatriz Magalhães Castro.

Teve sua estréia como solista na sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional Claudio Santoro em Brasília sob a regência da maestrina Elena Herrera. A partir dessa data, atuou como solista com os concertos para flauta e orquestra de: Khachaturian, Mozart, Mercadante, Cimarosa e Krieger (Choro para flauta e orquestra); à frente de orquestras sinfônicas tais como de Brasília, do Espírito Santo, da Universidade Federal da Bahia, dentre outras. E no exterior, em Cuba, sob a regência do maestro Enrique Pérez Mesa.

Em Setembro de 2000 realizou recital solo no “IV Festival Internacional de Flautistas”, realizado pela Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF) e, a partir de 2001, passou a lecionar flauta transversal na Escola de Música de Brasília. Em 2005 atuou como professor da primeira etapa do “XX Seminários Internacionais de Música” da Escola de Música da UFBA e em 2008 como professor do “30º Curso Internacional de Verão” da Escola de Música de Brasília.

Como pesquisador, desenvolve pesquisa sobre a fisiologia da performance musical e seus aspectos de influência no desempenho do flautista.

Davson de Souza tem desenvolvido intensa atividade camerística em diversificadas formações, vem realizando vários recitais pelo Brasil e ministrou master classes em: Goiânia, Cuiabá, Pelotas, Salvador dentre outras cidades, e no exterior, em Cuba. Atua com o Quinteto de Sopros da UnB, com o qual recentemente realizou concerto no Conservatório Tchaikovsky em Moscou (Rússia); e com Duo Brasilis, com o qual tem se apresentado nas principais salas de concerto de vários estados do Brasil e no final de 2006 lançou o Cd “Americanos” (com distribuição no Brasil – sob o selo da Brasil Meta Cultural e, EUA, Europa e Ásia – pelo selo espanhol Lindoro), com obras compostas nos séc. XX e XXI, por compositores das Américas do Sul e do Norte.

Asocm da Secretaria de Cultura do distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário