Reunidos com o presidente da Chias Marketing, Josep Chias, em São Paulo, no Salão do Turismo, a Santur, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, 74 pessoas, entre gestores das nove regiões turísticas catarinenses e representantes do trade catarinense conheceram a metodologia aplicada pela empresa contratada para desenvolver o Plano Catarina – Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina, que será aplicado na promoção de destinos, produtos e segmentos turísticos até 2020. Chias explicou cada etapa, como a que traçará o posicionamento do Estado no mercado turístico nacional e internacional, antecedendo a criação da identidade e da comunicação do turismo catarinense. O slogan atual "Santa e Bela Catarina" também deverá ser discutido com os gestores estaduais e municipais do turismo neste processo de criação do plano. O espanhol responsável por 103 planos de marketing para destinos turísticos no mundo, assina a marca Brasil com o slogan "Brasil Sensacional", bem como o da Espanha, que tem como marca o famoso Sol de Miró.
Josep Chias disse que o Plano Catarina, que é de longo prazo, é um plano de marketing de Estado e não de governo, e que sua aplicação envolve todas as gestões regionais, empresários e administradores públicos. A identidade do destino que Santa Catarina quer ser para os próximos 10, 20 anos, norteará a estratégia de mercado. O especialista informou que a equipe da Chias Marketing reinicia em julho as visitas às demais quatro regiões turísticas do Estado - Vale Europeu, Vale do Contestado, Grande Oeste e Caminho dos Cânions - que ainda receberão a equipe responsável pelo desenvolvimento do Plano Catarina. Os gestores regionais e municipais de turismo de Santa Catarina conheceram os questionários a serem utilizados pela Chias para o levantamento de opiniões que embasarão o Plano de Marketing. Atrativos, infra-estrutura, capacidade de atração das cidades catarinenses, que integram as nove regiões turísticas e a competitividade de Santa Catarina no cenário nacional, são algumas das informações a serem trabalhadas pela consultoria. A pergunta dirigida por Chias que mais dividiu os participantes do encontro foi: "Qual destino nacional compete com Santa Catarina no mercado interno e externo?". Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Bahia foram alguns dos destinos citados como competidores diretos de Santa Catarina na preferência do turista nacional e estrangeiro.
A Chias Marketing utilizará pesquisas qualitativas e quantitativas que envolverão o público externo de visitantes e os catarinenses, focando o turismo interno e externo. "A viagem termina quando o turista chega em casa. Temos de saber que impressão Santa Catarina deixa, quando este turista está de volta à sua casa. No caso do Brasil, as pesquisas mostraram que a impressão expressada pelos visitantes ao final de uma viagem era: 'Fantástico', 'Sensacional”, explicou Josep Chias sobre o Brasil Sensacional, do Plano Aquarela para a Embratur.
Nenhum comentário:
Postar um comentário