domingo, 26 de julho de 2009

Convênio entre Secretaria e Unochapecó vai oferecer curso de Licenciatura Indígena


A Secretaria de Estado da Educação firmou convênio com a Unochapecó para oferecer, pela primeira vez na região Sul do Brasil, um curso de Licenciatura Específica para a Formação de professores indígenas Kaingang. O convênio foi assinado na última quinta-feira, em Chapecó, entre o reitor da Universidade, Odilon Poli, o secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Luciano Buligon, e a Diretora de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação, Mariléia Gastaldi.

A graduação, que começa no segundo semestre de 2009, vai atender as comunidades Kaingang das terras indígenas Xapecó, Chimbangue, Pinhal e Condá, localizadas nos municípios de Ipuaçu, Entre Rios, Chapecó e Seara. O aluno poderá optar por uma das quatro áreas de formação oferecidas. São elas: Matemática e Ciências da Natureza; Ciências Sociais; Línguas, Artes e Literaturas; e Pedagogia.

O curso vai funcionar na modalidade presencial e em regime especial, na Terra Indígena Xapecó, localizada no município de Ipuaçu (SC), nas dependências do Colégio Indígena Cacique Vãinkrê. Nesta primeira etapa serão oferecidas 60 vagas para Indígenas Kaingang, preferencialmente professores, não graduados e egressos do ensino médio. Nesta ação, estarão envolvidas as Secretarias Regionais de Xanxerê, Chapecó e Seara.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria Acadêmica da Unochapecó. O repasse dos recursos, por parte da Secretaria da Educação, será efetivado em forma de pagamento de bolsa de estudos para indígenas Kaingang matriculados no Curso de Licenciatura, conforme prevê o art. 171 da Constituição Estadual.

Ascom da Secretaria de Educação de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário