segunda-feira, 20 de julho de 2009

Curso vai capacitar profissionais para uma alimentação mais saudável na escola

“Sensibilizar e capacitar os profissionais envolvidos com a alimentação na escola para produzir e oferecer alimentos mais saudáveis”


A partir de terça-feira (21) até sexta (24) 180 profissionais entre cozinheiras, gestores escolares e responsáveis pelo SERIE/Alimentação (sistema informatizado da Secretaria de Estado da Educação) participam, em Florianópolis, do Curso “Promovendo a Alimentação Saudável na Escola”. Dividido em duas turmas – uma na terça e na quarta-feira e outra na quinta e sexta-feira, o evento ocorrerá durante todo o dia na Escola de Educação Básica Lauro Muller, localizada no Centro da Capital.

O curso abordará temas relacionados a uma alimentação saudável nas unidades escolares da rede pública e à manipulação de produtos que integram a refeição diária dos estudantes, orientando sobre formas adequadas e necessárias às boas práticas dos serviços de produção e fornecimento de alimentos. “O aprendizado e a parceria construída a partir dessa capacitação, além de melhorar a qualidade da alimentação escolar, possibilitam alcançar objetivos de produzir e oferecer refeições mais saudáveis e nutritivas na unidade escolar, destaca a diretora de Assistência ao Estudante da Secretaria , Rogéria Diegoli.

Além da Secretaria de Estado de Estado da Educação (Gerência de Alimentação Escolar e Gerência Regional de Educação), participam da realização do evento as Secretarias Municipais de Educação e da Saúde (Vigilância Sanitária) de Florianópolis e o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição de Santa Catarina. Segundo a gerente de Alimentação escolar Inês Terezinha Lorenzi, “no município de Florianópolis, técnicos das áreas da Saúde e da Educação têm desenvolvido ações que buscam a promoção da saúde dos estudantes, tanto no âmbito das escolas estaduais como nas municipais”.

A capacitação e sensibilização dos profissionais envolvidos com a alimentação na escola seguem o que determina a Portaria Interministerial de número 1.861, do Governo Federal, que institui o Programa de Saúde Escolar Durante os quatro dias de curso também serão desenvolvidas práticas corporais e medidas antropométricas com cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) dos cursistas.
Ascom da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário