sexta-feira, 31 de julho de 2009

SECMA e Prefeitura inauguraram biblioteca em Vitória do Mearim

A Biblioteca Pública de Vitória do Mearim foi inaugurada nesta sexta-feira (31), às 16h, em uma parceira da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite, e Prefeitura Municipal. O espaço faz parte do Programa Livro Aberto da Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura, desenvolvido em parceria com os governos estaduais e municipais.

O acervo da nova biblioteca inclui 2 mil livros, de todas as áreas do conhecimento, principalmente literatura, voltados para crianças, jovens e adultos e incluindo obras de referência. O kit enviado pelo Ministério da Cultura inclui computador, estantes, mesas e cadeiras.

Além disso, o programa contempla a qualificação profissional. Curso de organização de acervo e capacitação de gestores e auxiliares foi ministrado pela bibliotecária Claudia Féres Leite, chefe do Setor de Municipalização da Biblioteca Benedito Leite. Programa Vitória do Mearim é um dos 33 municípios maranhenses contemplados com o Programa no ano de 2007. Porém, somente agora a biblioteca está sendo instalada, a exemplo dos demais municípios, com o apoio da Secma.

A diretora da Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira Lima, que participou da inauguração, diz que a abertura do espaço é apenas o primeiro passo de um grande trabalho. “A previsão é de concluir até o mês de outubro a etapa de instalação em todos os municípios contemplados, para então dar início aos trabalhos de supervisão e aperfeiçoamento das capacitações com o Programa de Incentivo à Leitura (Proler), que será reativado em todos os municípios do estado”, declarou.


Já foram instaladas as Bibliotecas Públicas dos municípios Tuntum, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar e Magalhães de Almeida. Rosa Maria Ferreira Lima adianta, que todas essas ações integram o Projeto Biblioteca Dinâmica, que a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite e do Programa Mais Cultura, realizará em todo o Maranhão.


Ascom da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário