Docentes da rede pública terão, a partir do ano que vem, mais um instrumento para auxiliá-los no dia-a-dia em sala de aula: livros que orientam como ensinar em cada disciplina específica da educação básica. A iniciativa foi anunciada hoje, 27, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que publicou em sua página na internet (http://www.fnde.gov.br/) o edital do Programa Nacional Biblioteca da Escola – Professor 2010. O documento convoca editoras a inscrever obras que serão avaliadas e selecionadas pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e, posteriormente, adquiridas e distribuídas pelo FNDE às escolas.
Segundo o diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Torino, a medida visa complementar a formação dos professores. “Além do cunho metodológico, as obras trarão uma forte orientação sobre a prática com o aluno durante as aulas”, afirma. A produção dos livros envolverá a atuação do professor em cinco segmentos da educação básica, inclusive a educação de jovens e adultos (veja quadro).
Para participar, cada editora deve fazer o cadastro das obras e dos respectivos autores ou sucessores legais, de 10 de agosto a 16 de outubro, no Sistema de Material Didático (Simad), disponível na seção Serviços do sítio do FNDE. Depois, de 3 a 6 de novembro, é o período para entrega da documentação exigida e dos exemplares dos livros pré-inscritos. Todas as obras devem atender às novas normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Leia o edital na íntegra.
Ascom do FNDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário