segunda-feira, 10 de agosto de 2009

“1ª Salva para São Benedito”

A Secretaria de Cultura do estado Maranhão por meio da Superintendência de Cultura Popular e do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho promoveu no final de semana na Igreja do Rosário dos Pretos, em São Luís do Maranhão, a “1ª Salva para São Benedito”, como parte das manifestações da devoção ao santo padroeiro dos negros e dos tambores de crioula do Maranhão.

A Salva que teve ladainhas, terços, missas, tríduo e apresentações de tambores de crioulas, foi realizada em conjunto com os tradicionais festejos de São Benedito e prestou uma homenagem à grande folclorista Terezinha Jansen, falecida em novembro de 2008, devota também do santo.

São Benedito sempre foi um dos santos católicos preferidos dos negros, havendo a tradição que o santo gosta de tambor de crioula, daí o porque o mesmo é chamado também de “Dança do Santo Preto”. No Maranhão, e principalmente em São Luís, é forte a devoção à São Benedito.

A igreja em homenagem a este santo é localizada na Rua do Egito, e é conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. De lá, todos os anos no mês de agosto, sai uma famosa procissão, com grande acompanhamento de fiéis. Nesta ocasião é realizada uma festa, que inclui missas, novenas e largos, com atrações com leilões, pescaria para crianças, banda de música, apresentações de tambor de crioula e comidas típicas.

Paula Brito - Ascom da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário