quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Brasília 2009

De 25 a 30 de agosto, a Funarte receberá o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Brasília 2009. O evento tenta fazer a síntese muitas linguagens, desenvolvendo várias manifestações cultura popular. A criação do evento foi coletiva e nasceu da necessidade de valorizar a linguagem trabalhada, de posicioná-la à frente da sociedade para as pessoas conhecerem as formas dos bonecos e valorizando nossa arte, conquistando espaço.

A grande novidade deste ano são os grupos internacionais: Figurina, da Hungria; Karromato, da República Tcheca; Collectif Detruitu, da Bélgica (1a. vez no Brasil), Bruno Leone (Itália); Kossa Nostra (Argentina); Cia. Liberarte (Chile); Titeres de Cachiporra e Tatú Teatro (ambos do Uruguai). Além deles, complentando o belo mosaico de apresentações, o Festival também contará com grupos do Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Outra novidade deste ano são as Casas dos Saberes, localizadas na Praça das Identidades Culturais, composta por 13 casas de taipa, dentro do espaço chamado de Vila Cassemiro Coco. Essa Vila é uma espécie de cidadela que abrigará uma série de atrações paralelas voltadas às manifestações de cultura popular, localizada na parte externa do complexo cultural da Funarte. Nela, os visitantes irão encontrar uma série de atrações, como oficinas de brinquedos artesanais, rodas de conversas, exposições de fotografias, cerâmicas, comidas típicas, roupas, e muitos mais. Dentre as Casas dos Saberes, duas chamam a atenção pelos nomes e funções: A Casa Grávida (ou das boas notícias), em que escritores e contadores de histórias darão “a luz” a contos, lendas, crendices populares, e a Casa da Fofoca, espaço divertidíssimo criado para receber a imprensa, aqui satirizada.

Também teremos a tradicional cozinha da roça, que todo ano serve café feito no fogão de lenha para aqueles que passam pelo festival. Além disso, será montada uma capela, intitulada Igreja de São Benedito onde os artistas e os visitantes que desejarem farão suas preces. São Benedito é o santo homenageado em uma das manifestações populares presentes no Festival: o tambor de Crioula, do Maranhão.

Segundo o professor, mamulengueiro e organizador, Ricardo Moreira, “o teatro de bonecos e elementos da cultura popular andam juntos. Os bonequeiros costumam buscar usar as tradicionais cantigas, nas formas e cores em suas apresentações. Brasília é um importante pólo, tanto que é muito difícil achar hoje em Brasília, uma criança que ainda não tenha assistido a teatro de bonecos. E o Festival tem contribuído decisivamente para isso. A cada edição trazemos milhares de alunos da rede pública de ensino do DF e do Entorno (esse ano são mais de 12 mil). O formato está presente como recurso pedagógico e como atividade cênica. O boneco vai ajudando na construção da cidadania, porque a pessoa com um olhar para a arte tem olhar diferente para a sociedade, uma visão crítica. Antes, há via a crença de que o teatro de bonecos era exclusivo do público infantil. A realização do Festival venceu este preconceito. O evento conta com atrações para os dois públicos, pois o formato se difundiu naturalmente”, finalizou.
Por Marcos Linhares (linhares@marcoslinhares.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário