quinta-feira, 28 de abril de 2011

A Força dos Tambores Quilombolas

Nos dias quatro e cinco de maio, Brasília receberá 20 quilombolas do Maranhão para a apresentação cultural “A Força dos Tambores Quilombolas”. Serão dois dias de celebração e expressão da cultura quilombola maranhense que terão como palco o Memorial Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília. O evento cultural integra o Projeto “O Percurso dos Quilombos: de África para o Brasil e o regresso às origens”, uma realização da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ), da Ong portuguesa Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF), Plataforma das Ongs de Cabo Verde e da Ong Guineense Ação para o Desenvolvimento (AD), com apoio da Universidade de Brasília (UnB). O evento faz parte das comemorações ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, celebrado em 2011.

Está prevista a realização de oficinas, incluindo uma de danças afro-brasileiras, além de performances e apresentações culturais como o Boi de Seu Teodoro e apresentações do grupo de dança formado por estudantes de Cabo Verde.

Os quilombolas farão relatos da experiência que tiveram em dezembro de 2010, ao visitarem Cabo Verde e Guiné Bissau, no âmbito do Projeto “O Percurso dos Quilombos: de África para o Brasil e o regresso às origens”, financiado pela União Européia. Na Guiné Bissau conheceram o trajeto de boa parte dos negros escravizados que, no Brasil, foram fixados no Maranhão.

Por Verônica Gomes – (61) 9988-2606

Nenhum comentário:

Postar um comentário