segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Comissão discute projeto sobre estrada no Parque Nacional do Iguaçu



A comissão especial criada para analisar o Projeto de Lei 7123/10, do deputado Assis do Couto (PT-PR), realiza nesta terça-feira (25) audiência pública para discutir a proposta com os seguintes convidados:
  •  o professor e pesquisador Alex Bager;
  • o diretor do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Luiz Pegoraro;
  • o presidente do Instituto Chinco Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Rômulo José Fernandes Barreto Mello.
Conforme o projeto, a estrada será implantada no leito histórico do Caminho do Colono, situado entre o km zero e o 17,5 da PR-495, antiga BR-163. Esse trecho está fechado por decisão judicial desde 2003.

A polêmica em torno da estrada é antiga. De acordo com informações do governo do Paraná, o caminho existe desde 1924. O trecho liga os municípios de Serranópolis e Capanema. Sem a estrada, os moradores dessas localidades teriam de percorrer um caminho de 200 quilômetros para ir de uma cidade a outra, contornando o parque.

Ambientalistas, no entanto, alegam que o caminho divide o parque e impede a livre circulação dos animais de um lado para o outro. Este fator, segundo argumentam, poderia levar à extinção de certas espécies que necessitam de área ampla para sobreviver.

A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 6.

Da Redação/WS
Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário