quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Inscrições abertas para Oficina de Caixeiras do Divino




Continuam abertas as inscrições para a oficina de Caixeiras do Divino. Os interessados podem confirmar a participação na Casa do Bloco Tradicional, localizado na Rua Isaac Martins, 156 – Centro (próximo a Fundação Municipal de Cultura), de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h. Ou, na Casa de Nhozinho localizado na Rua Portugal, 185 – Praia Grande, de segunda a sexta, das 15h às 18h.

A oficina é destinada para jovens com idade entre 17 e 29 anos, residentes em São Luís, e será ministrada durante quatro semanas do mês de novembro, sempre as segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h, na área livre da Oficina Escola (em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande).

O objetivo é oportunizar a formação de novas caixeiras, a partir da transmissão e renovação do tradicional saber às novas gerações. É através do toque, do canto e da dança que as caixeiras cumprem sua missão de louvar o Divino Espírito Santo, assumindo um importante papel de guardiã de Seu saber, uma verdadeira ‘sacerdotisa do divino’.

As instrutoras serão tradicionais caixeiras que orientarão o processo de ensino-aprendizagem dos toques, cantos e danças característicos do ritual com o seguinte conteúdo teórico e prático: 1)A festa do Divino Espírito Santo em São Luís (MA); 2) O papel da Caixeira na Festa do Divino; 3) Apresentação dos nove toques principais.

A oficina é realizada pela Func, a partir de incentivos do Programa Mais Cultura, do Governo Federal, por meio do Edital Microprojetos Amazônia Legal.

Por Olívia Vidigal da Assessoria de Comunicação da Func



Nenhum comentário:

Postar um comentário