quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rio anuncia 5ª Caminhada de Mobilização Contra a Dengue

A prefeitura do Rio confirmou para a próxima sexta-feira, dia 7, a 5ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue na cidade.

O objetivo da campanha é incentivar a população e instituições a promoverem a atenção rotineira a possíveis focos do Aedes aegypti dentro da sua rotina diária. A atividade faz parte do Movimento Carioca por uma Cidade mais Saudável. Na última edição, realizada em setembro, foram verificadas mais de 2.500 ruas.

Profissionais de saúde vão participar da ação para orientar os participantes sobre a identificação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença. Toda população está convidada a participar da atividade, que começa às 8h, com grupos saindo de todas as unidades de saúde.

Também serão realizadas ações nas escolas, que integrarão a mobilização. Com a orientação dos agentes de vigilância em saúde, os alunos irão procurar e destruir os focos do Aedes aegypti na unidade de ensino. A última ação contou com a participação de mais de 30 mil pessoas, entre voluntários e profissionais de saúde. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é de chegar a 100 mil participantes até dezembro.

As caminhadas do Movimento Carioca por uma Cidade mais Saudável, iniciadas em abril, pretendem sensibilizar os cidadãos a olhar a sua própria rua e o entorno de sua residência como um espaço coletivo que precisa ser cuidado durante o ano inteiro e não apenas no verão, a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti. Nas mobilizações anteriores foram eliminados mais de 17 mil focos do mosquito transmissor da dengue.

Agência de noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário