segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Seu Teodoro, o patriarca da cultura popular na capital

Seu Teodoro chegou à cidade em 1962, trabalhou na Unb, criou o Centro de Tradições Populares e segue mantendo viva a cultura do Bumba meu boi na cidade

O maranhense Teodoro Feire, conhecido como Seu Teodoro, nasceu na pequena cidade de São Vicente de Ferrer, localizada a 280 km de São Luis, em 1920. Desde os seus 8 anos é apaixonado pelo cultura popular e dedica-se a tradição de sua região, o Bumba meu boi e outra paixão curiosamente é o time de futebol Flamengo. Em épocas festivas saia às escondidas para acompanhar cantadores e as toadas de boi, escondido da sua mãe. Passou uma temporada no Rio de Janeiro até chegar a Brasília em 1962.

Assim que chegou à capital do Brasil, foi trabalhar na Universidade de Brasília e após um ano criou o Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, com o intuito de difundir e levar adiante as festas e danças dessa importante manifestação da cultura e folclore brasileiro. “É importante manter a dança do boi viva para as novas gerações”, fala.

A primeira apresentação e visita a cidade aconteceu mesmo antes de morar em Brasília. Foi no primeiro aniversario da cidade, quando veio para fazer uma apresentação. Encantou-se com o planalto e veio para ficar.

O Centro de Tradições Populares, no começo era tudo bem simples, feito de paredes de taipa e teto de palha. Hoje tem uma boa estrutura e reúne cerca de 75 integrantes e onde faz apresentações de bumba-meu-boi, de Tambor-de-Crioula e comemora as festas de São Sebastião, São Lázaro e da Matança do Boi (essa há 48 anos).  Há também o Encontro de Bumba meu Boi realizado na Funarte, em sua homenagem.

As festas costumam reunir diversos brincantes e objetivam divulgar uma das mais antigas manifestações populares brasileiras, sempre mostrando o encontro de sotaques de Bumba meu Boi, como o zabumba, a orquestra e o da baixada grupos para apresentação.

Sotaques de Boi

As manifestações podem ser vistas em praticamente todos os estados do Brasil. O que diferencia os grupos são os sotaques, os ornamentos e os instrumentos utilizados pelos participantes. Com algumas variações de região para região, os grupos de Boi utilizam instrumentos como o maracá, a matraca, o pandeirão, o tambor onça, o tamborinho, o zabumba, o tambor de fogo.

91 anos

Prestes há completar 91 anos em 9 de novembro, Seu Teodoro tem a imensa honra e o merecido reconhecimento, de receber das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva Silva e do ex Ministro da Cultura Gilberto Gil, a Ordem do Mérito Cultural tornando-se uma grande referência de cultura popular na cidade e um patrimônio imaterial do Distrito Federal.

Endereço: Centro de Tradições Populares
Quadra 15, Área Especial – Sobradinho – DF
Presidente : Guarapiranga Freire – (61) 9669-1020


Por Gabriel Alves
Foto: Daiane Souza- Agência UnB

Nenhum comentário:

Postar um comentário