quinta-feira, 24 de novembro de 2011

1º FESTIVAL CULTURAL AFRO ACONTECE NESTE SÁBADO NO CIRCO CULTURAL NÉLSON BRITO


A União de Negros pela Igualdade (Unegro) no Maranhão, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura (Func), realiza neste sábado (26) o 1º Festival Cultural Afro em São Luis. O evento acontecerá a partir das 19h, no Circo Cultural Nelson Brito, como forma de lembrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20, e também celebrar os dois anos de fundação da Unegro/MA.

O Festival pretende fortalecer os laços culturais entre África e o Brasil, dando destaque aos países de Luanda e Angola e suas influências étnico-culturais para São Luis, transformando a nossa cidade em um palco internacional do reconhecimento da cultura negra.

A programação contará com a participação do Bloco Afro Abyéyé Maylô, Tambor de Crioula da Unegro/Ma, Grupo de Capoeira Mestre Mizinho, Baile de Caixa da Fé em Deus, Cantor Luís Carlos Guerreiro, Companhia de Artes Kussanguluka – Angola e o músico percussionista e deejay angolano Rucangola, que está em sua terceira temporada no Brasil.

“A intenção é aproximar as nações de culturas similares, dando espaço à participação da nossa comunidade local e resgatar a memória desse dia pela grande importância de luta e resistência, assim como, buscarmos uma sociedade sem preconceitos e intolerâncias sociais e raciais”, afirma um dos coordenadores do evento e integrante da Unegro/MA, Carlo Campelo.

A Unegro - é uma organização do movimento negro fundada em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador (BA), em pleno processo de redemocratização do país, e tem por objetivo precípuo o combate ao racismo e toda forma de discriminação e opressão social. Hoje, a Unegro está organizada em 24 estados da Federação, conta com uma Coordenação Nacional, Executiva Nacional e Secretaria Nacional, sediada em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário